WebDAV Server
WebDAV é uma extensão de HTTP concebida para que utilizadores editem e efetuem a gestão dos ficheiros armazenados em servidores remotos. Quando o serviço WebDAV é ativado, os programas cliente que suportam WebDAV, tais como determinadas aplicações do Windows, Mac OS Finder, Linux File Browser, poderão aceder remotamente ao Synology NAS tal como acedem a uma unidade de rede local.
Para ativar a WebDAV:
- Marque a caixa marcada Ativar WebDAV ou Ativar ligação WebDAV HTTPS se pretender ativar ligações WebDAV através de HTTPS. A porta predefinida para WebDAV é 5005 e WebDAV HTTPS é 5006.
- Clique em Aplicar
Limite de Velocidade
A ativação do limite de velocidade permite-lhe controlar a largura de banda máxima utilizável para utilizadores ou grupos específicos quando transfere ficheiros através de WebDAV.
Para ativar o limite de velocidade:
- Selecione a caixa marcada Ativar limite de velocidade ou Ativar limite de velocidade de acordo com um agendamento se pretender implementar um limite de velocidade apenas em horas específicas. Esta é uma definição ao nível do servidor e irá substituir as definições de grupos e utilizadores individuais. A escolha de Sem limite de velocidade desativa as definições do limite de velocidade de todos os utilizadores e grupos.
- Clique em Definições de Limite de Velocidade para modificar as definições de grupos ou utilizadores individuais. Para cada utilizador e grupo, pode selecionar uma das seguintes opções:
- Aplicar Definições de Grupo: As definições do limite de velocidade serão iguais às definições do grupo ao qual pertence o utilizador.
- Nenhum: Não será aplicado qualquer limite de velocidade quando os membros do grupo transferirem ficheiros com o serviço.
- Constante: Será aplicado um limite de velocidade fixo e constante ao utilizador ou membros do grupo. Os limites de velocidade de carregamento e transferência podem ser especificados nos campos à esquerda.
- Variável: É possível especificar e aplicar dois limites de velocidade diferentes aos membros do grupo ou utilizadores de acordo com um agendamento. Clique no botão Personalizar para modificar as definições do limite de velocidade e definir um agendamento.
- Clique em Aplicar.
Nota:
- Para mais detalhes sobre a dinâmica do limite de velocidade de grupo, consulte Ajuda DSM > Painel de Controlo > Partilha de Ficheiros > Grupo > Editar um Grupo.
- Quando definir o limite de velocidade para um utilizador, a secção Resultado apresenta o limite de velocidade real do utilizador de acordo com as definições de grupo e individuais. Por exemplo, se um utilizador "Achilles" tiver um limite de transferência individual de 100 KB/s, mas pertencer a um grupo de utilizadores com um limite de transferência de 500 KB/s, a secção Resultados apresenta "0/500".
Definições avançadas
Clicar nos botões Definições Avançadas permite-lhe modificar as seguintes opções:
- Ativar Anonymous WebDAV: Permite aos clientes acederem a pastas partilhadas utilizando o nome de utilizador "anonymous" quando estabelecem ligação através de WebDAV. Certifique-se de que foram atribuídos ao utilizador “FTP/WebDAV anónimo” os privilégios de acesso adequados na página Pasta Partilhada.
- Ativar DavDepthInfinity: Ao utilizar uma ferramenta de cliente, tal permite aos utilizadores acederem ou eliminarem os ficheiros sem restrições de comprimento de caminho dos ficheiros.
- Ativar registo WebDAV: Esta opção regista eventos relacionados com WebDAV. Clique em Visualizar Registos e verá os registos na janela de pop-up.
Utilizar WebDAV com diferentes sistemas operativos
Após a activação de WebDAV no seu Synology NAS, siga as instruções abaixo para começar a aceder a ficheiros com o Windows, Mac, dispositivos Linux ou determinadas aplicações smartphone Synology.
Nota:
- Quando liga a serviços WebDAV, sugerimos que utilize um cliente WebDAV com suporte UTF-8 para evitar erros de codificação.
Para Windows
Para utilizadores Windows que pretendam utilizar o protocolo WebDAV para aceder a ficheiros em produtos Synology, sugerimos que utilizem o BitKinex, uma aplicação de mapeamento de unidades, de utilização gratuita para fins não comerciais. Como alternativa, há muitas outras aplicações cliente WebDAV disponíveis na Internet.
Nota:
- Se pretender utilizar Mapear Unidade de Rede do Windows para aceder a ficheiros no seu Synology NAS através de WebDAV, obtenha um certificado SSL válido e aceda ao seu Synology NAS através de uma ligação HTTPS. Quando utilizar o serviço WebDAV no ambiente Windows, se pretender alterar para outra conta de utilizador, necessita primeiro de terminar sessão no sistema Windows.
Para Mac
Para utilizadores Mac, pode ligar a Synology NAS através de WebDAV utilizando o Finder.
Para utilizar a WebDAV em Mac:
- No computador Mac, vá para Finder > Ligar ao Servidor.
- No campo Endereço do Servidor, introduza o endereço IP de Synology NAS ou nome de domínio precedido de "http://" e seguido de ":5005" (ou o número de porta especificado quando ativou o serviço WebDAV). Por exemplo: http://pm.synology.com:5005/.
- Introduza o seu nome de utilizador e palavra-passe DSM.
- Clique em Ligar.
Nota:
- A WebDAV suporta a emissão Bonjour.
Para Linux
Para utilizadores Ubuntu ou outros utilizadores Linux, siga as instruções abaixo para aceder a ficheiros no seu Synology NAS através de WebDAV.
Para utilizar a WebDAV em Ubuntu:
- Clique em Locais > Ligar ao servidor.
- Selecione WebDAV (HTTP) ou WebDAV (HTTPS) a partir do menu pendente.
- Introduza as informações necessárias, incluindo a localização do servidor, porta, pasta e conta do utilizador. Clique em Ligar para continuar.
- Introduza a palavra-passe e clique em Ligar.
Para utilizar a WebDAV através de uma linha de comandos em Linux:
Se pretender utilizar a linha de comandos, pode utilizar o cadaver, um software cliente WebDAV de linha de comandos para configurar o acesso.
Subscrever Calendários com Clientes CalDAV
Pode utilizar clientes CalDAV no seu computador ou dispositivo móvel para subscrever calendários armazenados em Synology NAS e, em seguida, gerir os eventos do calendário, notas ou tarefas a fazer. Os exemplos de clientes de calendário incluem Sunbird (Windows, Mac, Linux), Chandler (Windows, Mac, Linux), Evolution (Linux) ou iCal (Mac, dispositivo iOS).
Para ativar o CalDAV:
- Ative primeiro a ligação WebDAV ou WebDAV HTTPS.
-
Assinale Ativar CalDAV.
-
Clique em Aplicar.
Para gerir a lista de calendários:
-
Clique em Visualizar lista de calendários.
- Na janela que é apresentada, proceda de uma das seguintes formas:
- Se pretender criar um novo calendário, clique em Adicionar, atribua um nome ao novo calendário (por exemplo, "cal1") e especifique o destino para guardar o calendário (por exemplo, a pasta partilhada "calendar") e, em seguida, clique em OK.
- Se pretender alterar o nome do calendário e o destino, selecione o calendário na lista de calendários, clique em Editar para efetuar as alterações e, em seguida, clique em OK.
- Se pretender eliminar o calendário de Synology NAS, selecione-o a partir da lista de calendários e, em seguida, clique em Eliminar.
- Clique em Fechar.
Nota:
- Os calendários armazenados em Synology NAS serão apresentados como uma pasta em Synology NAS.
Para subscrever o seu calendário com uma aplicação cliente (utilizando o Sunbird por exemplo):
-
Transfira e instale o Sunbird no computador.
-
Aceda a Ficheiro > Subscrever o Calendário Remoto.
-
Na janela exibida, escolha Na rede e clique em Seguinte.
-
Escolha CalDAV, introduza http://Synology NAS_DDNS_Hostname:WebDAV_Port_Number/Calendar_Location/Calendar_Name no campo Localização (por exemplo, "http://demo.no-ip.info:5005/calendar/cal1") e, em seguida, clique em Seguinte.
-
Atribua um nome ao seu calendário e clique em Seguinte.
-
Introduza o seu nome de utilizador e a palavra-passe do DSM para autenticação, clique em OK e de seguida clique em Concluído.
Para subscrever o calendário com o dispositivo móvel (utilizando, por exemplo, um dispositivo iOS):
-
No dispositivo iOS, aceda a Definições > Correio, Contactos, Calendários.
-
Em Contas, aceda a Adicionar conta > Outra e, em seguida, clique em Adicionar conta CalDAV.
-
Nos campos, introduza o endereço IP de Synology NAS (ou nome de domínio) e as credenciais de utilizador e, em seguida, toque em Seguinte. Se aparecer uma mensagem, clique em Continuar.
-
Toque em Definições avançadas e proceda da seguinte forma:
- Introduza 5005 (ou qualquer outro número de porta que tiver especificado ao ativar a WebDAV) no campo Porta.
- Modifique o URL no campo URL da Conta para http://Synology NAS_DDNS_Hostname:WebDAV_Port_Number/Calendar_Location/Calendar_Name (por exemplo, "http://demo.no-ip.info:5005/calendar/cal1").
- Toque em CalDAV.
-
Toque em Seguinte para verificar as informações sobre a conta e toque em Guardar para concluir a configuração da conta.
-
Volte ao ecrã principal do seu dispositivo iOS e abra Calendário para gerir o seu calendário.
Nota:
- Para obter mais informações sobre como gerir os eventos do calendário, notas ou tarefas a fazer, consulte os documentos de ajuda para cada uma das aplicações cliente.