High Availability
Poderá realizar o seguinte em Virtual DSM Manager > Máquina virtual:
- Ative, edite ou desative High Availability na máquina virtual. Se configurou anteriormente um servidor ativo para a máquina virtual, este servidor ativo deve ser incluído como um dos servidores de High Availability ao ativar ou editar High Availability. Se ativar High Availability numa máquina virtual que está desligada, o estado do High Availability respetivo ficará Em pausa.
- Visualize o estado de High Availability de cada máquina virtual.
- Verifique as definições de High Availability no separador High Availability, tais como o estado dos servidores ativo, passivo e de armazenamento, bem como os detalhes de switchover ou failover sem êxito.
Restrições
Tenha atenção às seguintes limitações:
- High Availability não inclui o armazenamento da máquina virtual. Se o armazenamento (ou seja, o volume no servidor de armazenamento) estiver avariado ou o servidor de armazenamento estiver offline, a máquina virtual será parada.
- Se mais de metade dos anfitriões estiver offline, todos os serviços e operações no cluster serão parados e a máquina virtual será encerrada. Recomendamos que configure mais do que três anfitriões no cluster para High Availability.
- Se a máquina virtual tem High Availability ativado, a máquina virtual pode ser movida apenas entre os servidores ativo e passivo.
- As definições de High Availability não serão aplicadas a máquinas virtuais recentemente clonadas. Será necessário voltar a configurar as definições.
- As definições de High Availability não serão aplicadas a máquinas virtuais importadas a partir de armazenamento existente. Será necessário voltar a configurar as definições.
Função do anfitrião
São necessários os seguintes anfitriões para executar High Availability na máquina virtual:
- Servidor activo: Este é o anfitrião onde a máquina virtual está atualmente em funcionamento. O estado do servidor ativo será continuamente monitorizado e o sistema iniciará um switchover ou failover quando necessário para garantir a disponibilidade da máquina virtual.
- Servidor passivo: O servidor passivo selecionado reservará os recursos necessários para executar a máquina virtual e controlará a máquina virtual quando o servidor ativo avariar.
- Servidor de armazenamento: Este é o anfitrião onde a máquina virtual está armazenada.
Estado de High Availability
A seguir, encontram-se possíveis tipos de estado de High Availability:
- A executar switchover: Ocorreram problemas no servidor ativo da máquina virtual e o sistema está a efetuar migração em direto da máquina virtual para o servidor passivo.
- A executar failover: A máquina virtual ou o respetivo servidor ativo está inacessível e o sistema está a mover a máquina virtual para o servidor passivo e reiniciará a máquina virtual.
- Ativado: High Availability foi ativado e os recursos para a máquina virtual foram reservados com sucesso.
- Em pausa: High Availability foi colocado em pausa, porque a máquina virtual foi encerrada. Contudo, os recursos estão reservados para recuperação rápida. Pode ligar a máquina virtual para retomar o High Availability.
- Aviso: A máquina virtual está em execução. Contudo, switchover ou failover não será executado, porque o sistema não conseguiu reservar recursos ou o servidor passivo está inacessível. Resolva o problema manualmente de acordo com a mensagem de aviso enviada.
- Erro: O sistema falhou ao executar switchover ou failover. Resolva o problema manualmente de acordo com a mensagem de erro enviada.
- -: High Availability foi desativado.
Reserva de recursos
De forma a assegurar um failover ou switchover bem sucedido quando ocorre um erro, o sistema reservará recursos de CPU e memória nos servidores ativo e passivo quando ativa ou edita High Availability na máquina virtual. Adicionalmente, quando as especificações da máquina virtual são modificadas, os recursos necessários serão alterados e reservados em conformidade. Por exemplo, se um anfitrião com 4 GB de memória é o servidor passivo de uma máquina virtual com 1 GB de memória, o sistema reservará 1 GB de memória neste servidor passivo para garantir que a máquina virtual possa funcionar corretamente em caso de switchover/failover. No entanto, se a memória no anfitrião for insuficiente, poderá ocorrer erro de reserva de memória e o sistema poderão não conseguir realizar switchover ou failover. Da mesma forma, quando o resto da memória estiver reservada para o cluster de Virtualização, este servidor passivo não poderá executar qualquer outra máquina virtual.
Switchover
Switchover refere-se a uma comutação automática de um servidor ativo com anomalia, porém ainda a funcionar, para um servidor passivo em boas condições num cluster de virtualização. Após realizar o switchover, o servidor ativo assume o papel de servidor passivo e o servidor passivo assume o papel de servidor ativo. O sistema iniciará um switchover quando o servidor ativo estiver nas seguintes situações:
- As fonte de alimentação ininterrupta (UPS) ligadas estão em modo de bateria.
- A média de carregamento de 5 minutos é superior a 50.0.
- Ocorre avaria da ventoinha de arrefecimento.
- Ocorre uma avaria de uma das interfaces de rede na máquina virtual devido a erro de uplink do switch virtual, enquanto o switch virtual correspondente no servidor passivo está a funcionar normalmente.
Failover
O sistema iniciará um failover quando o servidor ativo estiver inacessível ou a máquina virtual estiver offline. Ao executar failover, a máquina virtual será automaticamente reiniciada no servidor passivo, pelo que as ligações poderão ficar temporariamente instáveis. O sistema iniciará um failover nas seguintes situações:
- O servidor ativo é encerrado de forma anómala ou deixou de responder devido a erros de ligação de rede.
- O servidor ativo é encerrado ou reiniciado e o sistema executará automaticamente um failover para mover a máquina virtual para o servidor passivo. Se pretender executar uma migração em direto sem interromper a disponibilidade e ligação da máquina virtual, aceda a Máquina virtual > Ação > Mover ou aceda a Anfitriões > Evacuar a máquina virtual com HA ativo. Se não pretender executar um switchover, encerre a máquina virtual ou desative o High Availability manualmente.
- A máquina virtual foi encerrada de forma anómala.