Máquina virtual
Em Virtual DSM Manager > Máquina virtual, você pode fazer o seguinte:
- Criar máquinas virtuais nos hosts para executar o Virtual DSM
- Ligar, desligar, mover ou clonar suas máquinas virtuais
- Monitorar o uso de CPU, o tempo de atividade, bem como os recursos de armazenamento e de rede de cada máquina virtual
- Habilitar o High Availability para suas máquinas virtuais
Observe que os recursos a seguir não são suportados em máquinas virtuais:
- RAID
- Configurações relacionadas ao hardware como USB, Wi-Fi, ventoinha e energia
- Link Aggregation de adaptadores de rede virtual
Para criar uma máquina virtual:
- Clique em Criar para abrir o assistente.
- Digite as seguintes informações:
- Nome: Especifique um nome.
- CPU(s): Defina o número dos núcleos da CPU. Você também pode escolher habilitar o modo de compatibilidade da CPU para permitir a migração ao vivo entre dois hosts com CPUs diferentes.
- Memória: Defina o tamanho da memória. O tamanho da memória que você especificou aqui será reservado quando você ligar a máquina virtual.
- Rede: Você pode ter até 4 interfaces de rede para cada máquina virtual. Selecione os switches virtuais aos quais essas interfaces de rede se conectam.
Nota:
- Você pode inicializar as configurações de rede (IPv4 ou IPv6) da máquina virtual ao criá-la.
- Você não pode escolher entre mecanismos de transição de IPv6 (6in4, 6to4 ou DHCPv6-PD) ao inicializar as configurações de rede da máquina virtual.
- Você também pode escolher habilitar o SR-IOV, que permite que os adaptadores de rede suportados acelerem o desempenho da rede consumindo menos recursos da CPU ao mesmo tempo. Para habilitar o SR-IOV, o seu host e o adaptador físico de rede devem suportar essa tecnologia. Consulte o site da Synology para obter mais informações sobre o adaptador Ethernet.
- Quando o SR-IOV estiver ativo, a migração ao vivo de máquinas virtuais entre os hosts não será suportada.
- Armazenamento: Selecione o armazenamento em que sua máquina virtual será armazenada.
- Disco virtual: Defina o tamanho dos discos virtuais. Você pode adicionar até quatro discos virtuais.
- Atribuir permissões para usuários ou grupos. Os usuários ou grupos selecionados terão permissão para iniciar, desligar, forçar o desligamento e reiniciar essas máquinas virtuais no Virtual DSM Manager.
Nota:
- Se o usuário ou grupo que você selecionou aqui for uma conta local, o usuário ou grupo selecionado precisa fazer login neste host para gerenciar as máquinas virtuais permitidas. Usuários de domínio, por outro lado, pode fazer login em qualquer host para gerenciar as máquinas virtuais permitidas.
- Confirme as configurações e marque Ligar máquina virtual após a criação se necessário. Clique em Aplicar para concluir. O Virtual DSM será instalado automaticamente na máquina virtual.
Para editar uma máquina virtual:
- Selecione a máquina virtual desejada.
- Clique em Editar para modificar suas especificações e permissões do hardware.
Nota:
- Você não tem permissão para alterar as configurações de CPU e memória quando a máquina virtual estiver em funcionamento.
- Você não tem permissão para adicionar ou excluir adaptadores de rede na máquina virtual quando ela estiver em funcionamento.
Para excluir uma máquina virtual:
- Selecione a máquina virtual desejada.
- Clique em Excluir. Todas os seus discos virtuais serão excluídos também.
Para conectar-se a uma máquina virtual:
- Selecione a máquina virtual desejada.
- Clique em Conectar, selecione Abrir na guia existente ou Abrir em uma nova guia e você será direcionado para a página de login da máquina virtual selecionada.
Para realizar outras ações:
- Selecione a máquina virtual desejada.
- Clique em Ação para realizar qualquer uma das seguintes:
- Ligar: Ligue a máquina virtual. Quando você liga uma máquina virtual, o sistema pede que selecione um host no qual a máquina virtual funcionará. Cada host reservará 3 GB de RAM e o restante da memória será utilizado para as máquinas virtuais em uso. Se a memória do host ficar prestes a esgotar-se, você não poderá executar máquinas virtuais nele.
- Forçar desligamento: Force o desligamento da máquina virtual. A energia da máquina virtual será desligada diretamente e pode ocorrer perda de dados.
- Reiniciar: Reinicie a máquina virtual.
- Mover: Mova a máquina virtual para outro host. Você pode realizar a migração ao vivo se a máquina virtual estiver funcionando no momento.
- Clonar: Clone a máquina virtual.
- Redefinir: Redefina a senha do administrador e as configurações de rede da máquina virtual.
Nota:
- O endereço MAC do switch virtual é gerado automaticamente e não será duplicado no mesmo conjunto. Entretanto, se houver vários conjuntos na mesma rede local, você pode obter endereços MAC duplicados para suas máquinas virtuais. Para resolver o conflito você pode gerá-lo novamente em um endereço diferente.
- Se um host contiver uma rede de vinculação no modo de balanço-SLB, não conecte sua rede diretamente a outros hosts no conjunto; caso contrário, poderão ocorrer erros de conexão de rede nas máquinas virtuais em execução nos hosts conectados.