Esta secção irá explicar os requisitos e limitações preliminares para se ambientar rapidamente ao Virtual DSM Manager, bem como ajudar a configurar o seu Synology NAS antes de criar o cluster de virtualização.
Um anfitrião é um servidor Synology NAS que contribui com recursos de computação e/ou armazenamento no cluster de virtualização. No Virtual DSM Manager, pode ter até 7 anfitriões num cluster.
No Virtual DSM Manager, pode criar múltiplas máquinas virtuais. Uma máquina virtual pode ser executada num anfitrião, e será solicitado que escolha o anfitrião da primeira vez que liga a máquina virtual. O sistema operativo, também conhecido por guest OS será o DSM, e será automaticamente instalado aquando da criação. Pode também migrar recursos computacionais de uma máquina virtual de um anfitrião para o outro. A migração em direto refere-se ao processo de deslocação de uma máquina virtual em execução entre anfitriões sem perturbar a disponibilidade e ligação.
Poderá ativar High Availability na máquina virtual se existirem, pelo menos, três anfitriões no cluster. Para ativar High Availability, deverá selecionar um anfitrião como servidor ativo e outro como servidor passivo. Se o servidor ativo avariar enquanto o servidor passivo está a funcionar normalmente, o sistema executará automaticamente um switchover sem interromper a disponibilidade e ligação da máquina virtual. Por outro lado, se o servidor ativo estiver inacessível ou a máquina virtual estiver inesperadamente offline, o sistema executará um failover.
Um cluster de virtualização contém os seguintes recursos:
Antes de começar a configurar o cluster de virtualização, tenha em conta as seguintes informações e configure os servidores Synology NAS em conformidade:
Um cluster de virtualização pode conter até 7 anfitriões. Recomendamos que configure clusters com um número ímpar de anfitriões porque os clusters funcionam de acordo com a maioria. Para constituir uma maioria, mas de metade dos anfitriões têm de estar online. Ou seja, se mais de metade dos seus anfitriões estiverem offline, todos os serviços e operações no clusters serão interrompidos. Tenha em conta que a tolerância a falhas não é suportado em clusters que contenham menos de dois anfitriões.
Precisa de uma rede de cluster dedicada para os anfitriões para que possam comunicar entre si, bem como o tráfego de armazenamento caso os recursos de computação e armazenamento da máquina virtual residam em dois anfitriões diferentes.
Tem de reservar um alcance de endereços IP para os seus servidores Synology NAS, e configurar um endereço IP para as interfaces de rede em cada anfitrião. Tenha em conta que, se múltiplos anfitriões entrarem no cluster, não pode depois alterar as definições do endereço IP estático.
Antes de instalar o pacote Virtual DSM Manager, configure pelo menos um volume em cada servidor Synology NAS. O volume será usado como armazenamento no qual serão armazenadas as máquinas virtuais.
Pode ativar permissões para que utilizadores/grupos locais ou de domínio administrem máquinas virtuais no Virtual DSM Manager. Uma vez que as contas locais podem ser apenas usadas para iniciar a sessão num só anfitrião, recomendamos vivamente que configure contas de domínio e adira a todos os anfitriões no servidor do domínio (em Painel de controlo > Domínio/LDAP) para sua conveniência.