Você pode transformar o Synology NAS em um servidor de e-mail; dessa forma, os usuários do Synology NAS poderão receber e enviar mensagens de e-mail.
A primeira etapa na configuração de um MailPlus Server é escolher seu novo e-mail. Um e-mail tem duas partes. A parte depois do sinal @ é o nome do domínio. Cada nome de domínio é de propriedade de alguém e você será o proprietário de seu próprio.
Exemplo: O e-mail de Amy é amy@exemplo.com. O domínio dela é exemplo.com.
Será necessário comprar e registrar seu novo nome de domínio de seu ISP ou provedor de domínio de terceiros, em seguida será necessário configurá-lo no MailPlus Server. Observe que o MailPlus Server pode manipular e-mail de vários nomes de domínio também.
A segunda etapa e criar registros de DNS que ajudam o e-mail a chegar ao seu MailPlus Server. Os registros de DNS corretos também ajudam a designar que o seu MailPlus Server é um servidor de e-mail legítimo. Geralmente ele é configurado através de seus provedores de domínio.
Os registros MX dizem à Internet para onde enviar seu e-mail do domínio. Se alguém enviar um e-mail para amy@exemplo.com, o servidor de saída procura exemplo.com nas configurações de DNS. Quando ele encontra o registro MX apontando para seu MailPlus Server, ele envia a mensagem para seu MailPlus Server.
Será necessário um registro MX para cada domínio para o qual você deseja receber e-mail em seu MailPlus Server. Você também pode definir vários registros MX com diferentes prioridades para o mesmo domínio. Isso cria servidores de e-mail fallback para seu domínio caso o primeiro da lista esteja fora de operação. Seu registro MX tem um domínio, TTL (vida útil), tipo (que é o MX) e o domínio alvo ou IP.
Muitos servidores de e-mail na Internet estão configurados para rejeitar e-mails de entrada de qualquer endereço IP que não tenha DNS reverso. O DNS reverso do seu servidor de e-mail deve coincidir com o nome de host (FQDN) do seu MailPlus Server. Se o DNS reverso do seu MailPlus Server e o nome de host não coincidirem, o e-mail do seu servidor pode ser rejeitado.
Após seu domínio de e-mail e registros DNS estarem prontos, o restante simplesmente seguirá o assistente quando você abrir o MailPlus Server pela primeira vez. É aqui, entretanto, que o fluxo fácil muito frequente falha pois novos usuários podem não ter nenhuma ideia, não apenas dos nomes ou do tipo de seus servidores de e-mail, como também não saber sequer o que é um servidor de e-mail. Continue lendo os parágrafos a seguir para obter mais informações.
O Synology MailPlus Server oferece duas soluções: configuração de nó único ou uma configuração de high-availability. Na configuração nó único apenas um Synology NAS é necessário para executar o serviço de e-mail e é a maneira mais fácil de configurar e começar. Na configuração de high-availability, dois dispositivos Synology NAS forma um conjunto de high-availability para garantir serviço ininterrupto quando ocorrerem erros inesperados.
Os servidores SMTP são os verdadeiros burros de carga do MailPlus Server enviando milhares de mensagens todos os dias. Entretanto, a maioria dos ISPs bloqueia ou rejeita e-mails de domínios desconhecidos. Se você não puder enviar e-mails diretamente de seu próprio domínio, pode precisar enviá-los através de servidores SMTP bem conhecidos. É possível configurar o servidor de retransmissão SMTP em seu MailPlus Server.
Você também pode mapear vários nomes de domínio para o MailPlus Server (ex.: synology.com, synology.com.tw e synology.com.us) e permitir que os usuários recebam e-mails enviados para vários endereços (ex.: user@synology.com, user@synology.com.tw ou user@synology.com.us).
Um servidor IMAP ou POP3 manipula as conexões de clientes IMAP ou POP3 de entrada como o Microsoft Outlook e o Apple Mail. O servidor gerencia o acesso do cliente às caixas de entrada e arquivos de e-mail brutos de modo que o e-mail seja exibido de maneira amigável.
A maioria dos servidores e clientes suportam IMAP e POP3. Os clientes POP3 se conectam ao servidor a intervalos específicos e baixam todas as mensagens do usuários sem deixar cópias no servidor por padrão. O POP3 foi desenvolvido quando a maioria das pessoas usava apenas um dispositivo para acessar uma conta de e-mail. O IMAP foi projetado para usuários com vários dispositivos. Os clientes IMAP enviam a solicitação de sondagem periodicamente para o servidor e as caixas de entrada IMAP espelham as caixas de entrada de seu MailPlus Server. IMAP e POP3 têm versões seguras que usam criptografia SSL para a transferência de e-mails. Use a versão segura sempre que possível.
O recurso de pesquisa em texto inteiro indexa automaticamente os e-mails para aprimorar o desempenho de pesquisa de e-mails. A indexação de e-mails com caracteres chineses requer recursos computacionais adicionais. Os administradores podem avaliar a situação do usuário e determinar se devem apoiar a pesquisa no texto integral para e-mails em chinês. Você pode permitir que somente determinados usuários ou grupos usem o recurso de pesquisa no texto inteiro para evitar o consumo excessivo dos recursos do sistema.
Você deve seguir a tabela abaixo para confirmar e configurar o encaminhamento de porta caso a tradução de endereço de rede (NAT) seja exigido.
Protocolos | SMTP | POP3 | IMAP | IMAPS | POP3S |
---|---|---|---|---|---|
Porta | 25 | 110 | 143 | 993 | 995 |
Nota | IMAPS: IMAP sobre SSL/TLS POP3S: POP3 sobre SSL/TLS |
Se você tiver configurado o conjunto de e-mail, quando qualquer porta SMTP/SMTPS/SMTPS-TLS em um servidor for alterada, deverá ir até DSM > Painel de controle > Segurança > Firewall no outro servidor para modificar manualmente as portas das regras de firewall relacionadas ao MailPlus Server.
As regras de firewall não serão sincronizadas automaticamente entre os dois servidores no conjunto de e-mail. Portanto, quando um novo servidor for incluído no conjunto de e-mail, você deverá ir a DSM > Painel de controle > Segurança > Firewall no servidor recém-adicionado para configurar manualmente as regras de firewall correspondentes.