Migração de e-mail (*somente administrador)
Você pode migrar e-mails de fontes externas (por exemplo, Gmail servidores de e-mail locais) para o MailPlus Server para gerenciamento centralizado.
Configuração da tarefa
Em Gerenciamento do servidor > Migração de e-mail > Criar, você pode criar uma tarefa de migração de e-mail. Consulte as seções a seguir para aprender a configurar a tarefa.
Para definir as configurações gerais da tarefa:
Vá para Geral para especificar as informações básicas da tarefa:
- Tarefa: Personalize o nome da tarefa.
- Selecione o tipo de servidor: Selecione provedores de e-mail externos como Gmail ou servidores de e-mail próprios, como o Microsoft Exchange.
- Endereço do servidor: Especifique o endereço IP ou o nome de domínio do servidor de origem.
- Porta: Especifique a porta do servidor de origem.
- Habilitar conexão segura (SSL): Selecione para migrar e-mails através de uma conexão SSL.
- Prefixo de caminho do IMAP: Especifique o prefixo do caminho IMAP (um prefixo comum a todas as pastas, geralmente utilizado como o namespace IMAP para os nomes de pasta) dependendo do tipo de servidor de origem:
- Servidores IMAP locais e servidores Microsoft Exchange: Vá para as configurações de servidor para descobrir essas informações.
- Serviços de e-mail terceiros: O Gmail e o Yahoo Mail têm um prefixo de caminho IMAP em branco; para outros serviços, digite
INBOX
(frequentemente usado) ou consulte a documentação relevante para obter detalhes.
- Migrar e-mail com a conta delegada (para Microsoft Exchange): Selecione para especificar uma conta delegada com permissões de acesso total de todas as outras contas de origem. Com a conta delegada, você pode migrar e-mails sem adquirir permissões de acesso de cada conta de origem com antecedência.
- Contas a migrar por período de tempo: Defina quantas contas de origem serão migradas por sessão de trabalho.
- Caixas de entrada a migrar por conta: Defina quantas caixas de entrada serão migradas por conta de origem.
- Agendar migração de e-mail: Defina um cronograma para executar a tarefa para evitar tempo de tráfego excessivo.
Nota:
- O nome da tarefa não pode ser especificado como “..” ou “.”.
- O nome da tarefa não pode conter os seguintes caracteres: / \ : "
- Defina Contas a migrar por período de tempo e Caixas de entrada a migrar por conta, dependendo do recurso do servidor de origem. Por exemplo, o Microsoft Exchange Server 2013 permite a migração de no máximo 16 caixas por conta.
- Para enviar notificações de sucesso ou falha, certifique-se de que a opção Habilitar SMTP esteja selecionada (em Protocolo > SMTP).
- Se você informar um endereço IP para Endereço do servidor, não poderão ser enviadas notificações de sucesso ou falha.
- Quando o servidor de e-mail de origem for Gmail/Google Apps for Work/G Suite ou Yahoo!, considere os requisitos adicionais abaixo:
- Gmail/Google Apps for Work/G Suite: Todas as contas a serem migradas devem ter o Acesso para aplicativos menos seguros ativado (consulte aqui) ou ter uma senha de aplicativo (consulte aqui).
- Yahoo!: Todas as contas a serem migradas devem ter a opção Permitir aplicativos que usam o login menos seguro ativada (consulte aqui) ou ter senhas de aplicativo (consulte aqui).
Para configurar filtros de e-mail e caixa de entrada:
Vá para Filtro e especifique quais mensagens de e-mail e caixas de correio serão migradas:
- Ignorar e-mails recebidos antes da data e Ignorar e-mails recebidos após a data: Ignorar e-mails recebidos antes ou após a data especificada na migração. Os e-mails recebidos na data especificada não serão ignorados.
- Ignorar e-mails na lixeira e Ignorar e-mails de spam: Ignore as caixas de entrada que possuem o atributo “\Trash” ou “\Junk”, conforme definido em RFC6154
- Tamanho máximo por e-mail (KB): Selecione para migrar e-mails que não excedam o tamanho especificado.
- Habilitar filtro de caixa de entrada: Selecione para decidir qual caixa de entrada ignorar ou migrar por palavra-chave:
- Política de filtro: Selecione Ignorar caixas de entrada por palavra-chave ou Migrar caixas de entrada por palavra-chave.
- Definir palavras-chave: Clique para ajustar políticas de filtro através de duas seções:
- Palavra-chave: Adicione palavras-chave aqui para processar as caixas de correio correspondidas de acordo com a política de filtro.
- Exceções: Adicione palavras-chave aqui para que as caixas de correio correspondidas não sejam processadas de acordo com a política de filtro.
Nota:
- Você pode definir uma expressão regular como um filtro. Você deve adicionar uma barra (/) antes e depois da expressão regular (por exemplo, /^ExpReg$/).
Para receber notificações de migração:
Vá para Notificação para configurar o serviço de notificação para saber o resultado da migração de cada conta.
- Enviar notificação de sucesso: Selecione para receber notificações quando for concluída a migração de e-mails de cada conta. Você ainda pode decidir onde o destino da notificação.
- Enviar notificação de falha: Selecione para receber notificações quando houver falha na migração de e-mails de cada conta. Você ainda pode decidir onde o destino da notificação.
Para importar a lista de usuários:
Primeiro, prepare uma lista de usuários seguindo os requisitos abaixo:
- A lista de usuários deve ser um arquivo CSV. Ele pode ser gerado com planilhas do Microsoft Excel ou do Google.
- Liste as informações de uma conta de usuário em uma linha.
- Liste os seguintes tipos de informação de cada usuário, da esquerda para a direita: a conta de origem, a senha da conta de origem e a conta do MailPlus Server correspondente.
- Separe cada tipo de informação com uma vírgula (,).
- Quando o tipo de servidor de origem for definido como Microsoft Exchange e a opção Migrar e-mail com a conta delegada estiver ativada, você poderá omitir as senhas das contas de origem (por exemplo, source_account_X,,MailPlus_Server_account_X).
Em seguida, você deve ter uma lista de usuários válidos como a seguinte:
source_account_1,source_account_1_password,MailPlus_Server_account_1 |
source_account_2,source_account_2_password,MailPlus_Server_account_2 |
source_account_3,source_account_3_password,MailPlus_Server_account_3 |
... |
source_account_N,source_account_N_password,MailPlus_Server_account_N |
Por último, vá para a Lista de usuários para importar a lista de usuários e verificá-la:
- Importar: Clique para importar uma lista de usuários que especifica as contas de origem, as senhas das contas de origem e as contas do MailPlus Server correspondentes.
- Excluir: Clique para excluir dados de usuário indesejados.
- Verificar: Clique para verificar se todas as contas de origem importadas estão corretas e se todas as contas do MailPlus Server correspondentes estão habilitadas.
Nota:
- Uma conta de origem ou uma conta do MailPlus Server correspondente não pode conter o caractere ":".
Gerenciamento de tarefas
Depois que uma tarefa de migração de e-mail estiver totalmente configurada, você poderá gerenciá-la e consultar seu status.
Para consultar o status da tarefa:
Para consultar o status da tarefa, vá para Gerenciamento do servidor > Migração de e-mail. Para ver os registros e o resumo de tarefas, clique em Informações (ícone de documento).
Para executar uma tarefa:
- Vá para Gerenciamento do servidor > Migração de e-mail.
- Selecione uma tarefa e clique em Iniciar.
Nota:
- Para evitar erros de migração, não execute nenhuma das ações a seguir durante a migração de e-mail:
- Alterar as configurações de IMAP/POP3 no MailPlus Server
- Mover ou excluir e-mails no servidor de e-mail de origem