Pode tornar o seu Synology NAS num servidor de correio, permitindo que os utilizadores Synology NAS recebam e enviem mensagens de e-mail.
O primeiro passo na configuração de um MailPlus Server é de escolher o seu novo endereço de email. Um endereço de email tem duas partes. A parte após o sinal @ é o nome do domínio. Cada nome de domínio pertence a alguém, e ficará dono do seu próprio.
Exemplo: O endereço de email da Amy é amy@example.com. O nome de domínio é example.com.
Terá de comprar e registar o seu novo nome de domínio ao seu ISP ou outros fornecedores de domínio, e depois terá de o configurar no MailPlus Server. Tenha em conta que o MailPlus Server consegue trabalhar também com email de múltiplos nomes de domínio.
O segundo passo é a criação dos registos DNS, que ajudam o email a chegar ao seu MailPlus Server. Os registos DNS corretos ajudam também a designar o seu MailPlus Server como o servidor de correio legítimo. É normalmente configurado através dos seus fornecedores de domínio.
Registos MX dizem à Internet para onde enviar o email do seu domínio. Se alguém enviar um email para amy@example.com, o servidor de envio procura as definições DNS para example.com. Quando encontrar o registo MX que aponta para o seu MailPlus Server, envia a mensagem para o seu MailPlus Server.
Precisa de um registo MX para cada domínio para o qual deseja receber correio no seu MailPlus Server. Pode também configurar múltiplos registos MX com diferentes prioridades para o mesmo domínio. Isto cria servidores de correio de recurso para o seu domínio caso o primeiro da lista esteja avariado. O seu registo MX tem um domínio, TTL (time to live), tipo (que é MX) e domínio ou IP de destino.
Muitos servidores de e-mail na Internet estão configurados para rejeitar e-mails recebidos de endereços IP que não tenham um reverse DNS. O reverse DNS para o seu servidor de correio deverá corresponder ao nome de anfitrião (FQDN) do seu MailPlus Server. Se o reverse DNS e nome de anfitrião do ser MailPlus Server não corresponderem, o email do seu servidor poderá ser rejeitado.
Depois de o seu domínio de email e registos DNS estarem prontos, o resto irá seguir o assistente quando abrir o MailPlus Server pela primeira vez. É aqui, no entanto, que falha muitas vezes tal fluidez porque os novos utilizadores podem não saber não só os nomes e tipo dos servidores de correio, mas também o que é um servidor de correio. Continue a ler os parágrafos que se seguem, para mais informações.
O Synology MailPlus Server possibilita duas soluções: Configuração single-node ou uma configuração high-availability. Na configuração single-node apenas um Synology NAS é necessário para executar o serviço de email, e é a forma mais simples de configurar e começar a usar. Na configuraçaõ high-availability, dois dispositivos Synology NAS formam um high-availability cluster para garantir serviço ininterrupto quando ocorrem erros inesperados.
Os servidores SMTP são os verdadeiros motores do MailPlus Server, evniando milhares de mensagens todos os dias. No entanto, a maioria dos ISP bloqueia ou rejeita mensagens de domínios desconhecidos. Se não puder enviar mensagens diretamente do seu próprio domínio, tem que as enviar através de servidores SMTP bem conhecidos. Pode configurar o servidor de reencaminhamento de SMTP no seu MailPlus Server.
Pode também configurar múltiplos nomes de domínio para o MailPlus Server (por ex. synology.com, synology.com.tw, e synology.com.us) e permitir que os utilizadores recebam correio enviado para vários endereços (por ex. user@synology.com, user@synology.com.tw, ou user@synology.com.us).
Um servidor IMAP ou POP3 gere as ligações de clientes IMAP ou POP3 como o Microsoft Outlook e Apple Mail. O servidor gere o acesso de clientes às caixas de correio e ficheiros de correio originais, para que o email seja exibido de forma acessível para o utilizador.
A maioria dos servidores e clientes é compatível com IMAP e POP3. Os clientes POP3 ligam-se ao servidor a intervalos especificados e transferem todas as mensagens de um utilizador, sem deixar cópias no servidor, por predefinição. POP3 foi desenvolvido quando a maioria dos utilizadores usava apenas um dispositivo para aceder a uma conta de email. IMAP está concebido para utilizadores com múltiplos dispositivos. Clientes IMAP enviam pedidos periódicos para o servidor e caixas de correio IMAP espelham as caixas de correio no seu MailPlus Server. IMAP e POP3 têm ambos versões seguras que usam a encriptação SSL para a transferência de correio. Use a versão segura sempre que possível.
A funcionalidade de Pesquisa Total do Texto indexa automaticamente o correio para melhorar o desempenho da pesquisa de correio. Indexar email com caracteres em Chinês requer recursos adicionais de computação. Os administradores podem avaliar o cenário de utilizadores e determinar se desejam que a pesquisa total do texto seja usada para correio em Chinês. Só pode permitir que determinados utilizadores ou grupos para utilizar a funcionalidade de Pesquisa de Texto Completo para evitar sobrecarregar os recursos do seu sistema.
Deve seguir a tabela abaixo para confirmar e configurar o reencaminhamento de portas se for necessário tradução de endereços de rede (NAT).
Protocolos | SMTP | POP3 | IMAP | IMAPS | POP3S |
---|---|---|---|---|---|
Porta | 25 | 110 | 143 | 993 | 995 |
Nota | IMAPS: IMAP em SSL/TLS POP3S: POP3 em SSL/TLS |
Se tiver configurado o cluster de correio, quando qualquer uma das protas SMTP/SMTPS/SMTPS-TLS for alterada, deve ir para DSM > Painel de Controlo > Segurança > Firewall no servidor para modificar manualmente as portas de regras de firewall associadas ao MailPlus Server.
As regras de firewall não serão automaticamente sincronizadas entre os dois servidores no cluster de correio. Assim, quando um novo servidor se juntar ao cluster de correio, deve ir para DSM > Painel de Controlo > Segurança > Firewall no servidor recém-adicionado para configurar manualmente as regras de firewall correspondentes.