Split-brain

Quando um cluster de high-availability estiver a funcionar normalmente, só um dos servidores membros deverá ser o servidor activo. Neste caso, o servidor passivo detecta a presença do servidor activo através da ligação Heartbeat e da ligação de dados.

Se todas as ligações Heartbeat e de dados forem perdidas, os dois servidores poderão tentar assumir a função do servidor activo. Esta situação é denominada como erro de "split-brain". Neste caso, as ligações para o endereço de IP atribuído ao cluster de high-availability serão redireccionadas para um dos dois servidores, causando erros de serviço.

Em caso de erro de split-brain:

  1. As ligações para o endereço de IP do cluster serão redireccionadas para qualquer um dos servidores, causando erros de serviço. Terá dificuldade em ligar-se a qualquer servidor.
  2. O sistema detecta o erro de split-brain e remove o cluster de high-availability, desassociando ambos os servidores.
  3. Quando ambos os servidores regressarem ao estado Autónomo, poderá iniciar sessão no DiskStation Manager (DSM). Nesta altura, os dados acumulados antes da remoção do cluster de high-availability serão mantidos em ambos os servidores. Depois de identificar que servidores contêm os dados mais actualizados, pode associar novamente os servidores para criar novamente um cluster de high-availability.