Limitações e requisitos do sistema
A implementação do Synology High Availability requer dois servidores Synology idênticos para funcionar como servidores ativo e passivo. Antes que os dois servidores sejam combinados em um conjunto de high-availability, o Assistente do gerenciador de Synology High Availability verificará as seguintes limitações de hardware e software para garantir que o conjunto de high-availability possa ser criado.
Requisitos do sistema
Observe as diretrizes a seguir em relação ao software e hardware:
- Servidor Synology: Os servidores ativo e passivo devem ser de modelos idênticos e suportar o Synology High Availability.
- Versão do DSM: A mesma versão do DSM deve estar instalada nos servidores ativo e passivo.
- Versão do pacote: A mesma versão do Synology High Availability deve estar instalada nos dois servidores Synology.
Volume e disco rígido
Observe as diretrizes a seguir relativas aos espaços de armazenamento (ex.: volumes, Grupos de discos, Grupos RAID, etc.) e ao gerenciamento de disco rígido.
- Volume de armazenamento: Para acomodar a replicação de dados, a capacidade de armazenamento do servidor passivo deve ser igual ou maior do que a capacidade do servidor ativo. É altamente recomendado que a capacidade de armazenamento dos dois servidores seja completamente idêntica para reduzir as chances de inconsistências.
- Número de discos: Os servidores ativo e passivo devem ter a mesma quantidade de discos rígidos. Além disso, a numeração do disco rígido e a posição deve ser correspondente nos dois servidores. Observe que dispositivos externos como discos rígidos USB não serão incluídos na contagem do número de discos.
- Formato SHR não suportado: Volume de formato SHR não são suportados. Certifique-se de que o servidor Synology que funcionará como o servidor ativo não contenha volumes SHR.
Ambiente de rede
Observe as orientações de configuração de rede a seguir ao tentar formar um cluster de high-availability.
- Configurações da rede: Os dois servidores devem ter endereços IP estáticos pertencentes à mesma sub-rede.
- Número de portas LAN: Os dois servidores devem ter o mesmo número de portas LAN. Se seu Synology NAS for equipado com uma interface de cartão de rede adicional, esses cartões de rede também contam como portas LAN adicionais.
- Restrições de Conexão: Os servidores não podem se conectar à rede por servidor proxy, DHCP, IPv6, PPPoE ou Wi-Fi. Certifique-se de que essas funções estão desabilitadas antes de tentar formar um cluster de high-availability.
- Sem serviço DHCP: Os servidores não podem usar as opções do servidor DHCP embutido quando combinados em um cluster.
Observação:
- O SSH será habilitado automaticamente quando o cluster de high-availability for criado.
Limitações do gerenciador de armazenamento
Após o cluster de high-availability ser formado, a opção de alterar o tipo de RAID não estará mais disponível no Gerenciador de Armazenamento. No entanto, serão disponibilizadas as opções a seguir:
- Expandir espaços de armazenamento (ex.: volumes, iSCSI LUNs de nível de bloqueio, Grupos de disco, Grupos de RAID, etc).
- Criar, excluir ou reparar volumes e iSCSI LUNs.
- Alterar o tamanho e o local do iSCSI LUN (nível arquivo).
- Alterar o alvo do iSCSI LUN.
Observe que o cache SSD de leitura e gravação não será suportado quando os servidores forem combinados em um cluster.
Limitações de Software e Pacotes:
Veja abaixo as limitações relacionadas a softwares e pacotes:
- Após o high-availability cluster ser formado, os pacotes a seguir não serão suportados:
- Zarafa
- Symform
- Recurso de Cluster de Dimensionamento Horizontal CIFS no CMS
- Nós não recomendamos o fornecimento de serviços AFP para transferir muitos arquivos com menos de 1MB com o high-availability cluster.
Adição de unidades de expansão
Quando um conjunto de high-availability tiver sido criado, as unidades de expansão podem ser adicionadas à configuração do conjunto de high-availability existente para expandir a capacidade de armazenamento. Como ocorre com outros requisitos de hardware, são necessárias unidades de expansão idênticas nos servidores ativo e passivo. Para evitar erros de inconsistência, tenha o cuidado de seguir as instruções abaixo ao adicionar qualquer unidade de expansão.
Para adicionar unidades de expansão:
- Adicione apenas unidades de expansão e discos rígidos idênticos nos servidores ativo e passivo. Como indicado acima, o hardware dos servidores ativo e passivo deve ser idêntico, incluindo o modelo do hardware e o tamanho e a posição do disco rígido.
- Certifique-se de excluir todos os volumes e dados existentes dos discos rígidos nas unidades de expansão.
- Conecte as unidades de expansão nos servidores ativo e passivo quando os dois servidores estiverem ligados e em funcionamento.
- Crie um novo espaço de armazenamento (ex.: volumes, Grupos de discos, Grupos RAID, etc.) na unidade de expansão antes de desligar os servidores.
Notas:
Para obter informações básicas sobre a instalação da unidade de expansão, lembre-se de consultar o guia do usuário da unidade de expansão.