Limitações e Requisitos do Sistema
A implementação do Synology High Availability requer dois servidores Synology idênticos para funcionarem como servidor activo e passivo. Antes que os dois servidores sejam combinados num cluster de high-availability, o Assistente de Synology High Availability verificará as seguintes limitações de hardware e de software para garantir a criação de um cluster de high-availability.
Requisitos do Sistema
Tenha em atenção as seguintes directrizes sobre software e hardware:
- Servidor Synology: Os servidores activo e passivo devem ser modelos idênticos e suportarem o Synology High Availability.
- Versão do DSM: A mesma versão do DSM deve ser instalada em ambos os servidores activo e passivo.
- Versão do Pacote: A mesma versão de Synology High Availability deve ser instalada em ambos os servidores Synology.
Volume e Disco Rígido
Tenha em atenção as seguintes directrizes sobre os espaços de armazenamento (por exemplo, volumes, Grupos de Discos, RAID Groups, etc.) e gestão de discos rígidos.
- Volume de Armazenamento: Para acomodar a duplicação de dados, a capacidade de armazenamento do servidor passivo deve ser igual ou maior do que a capacidade do servidor activo. É fortemente recomendável que a capacidade de armazenamento de ambos os servidores seja completamente idêntica para reduzir o risco de inconsistências.
- Número de Discos: Os servidores activo e passivo devem ter o mesmo número de discos rígidos. Além disso, a numeração e posição do disco rígido devem ser iguais em ambos os servidores. Tenha em atenção que os dispositivos externos, tais como os discos rígidos USB, não estarão incluídos durante a contagem do número de discos.
- Formato SHR Não Suportado: Os volumes do formato SHR não são suportados. Certifique-se de que o servidor Synology que será o servidor activo não contém volumes SHR.
Ambiente de Rede
Tenha em atenção as seguintes directrizes sobre definições de rede quando tentar formar um cluster de high-availability.
- Definições de Rede: Os dois servidores têm de ter endereços IP estáticos pertencentes à mesma sub-rede.
- Número de Portas LAN: Ambos os servidores devem ter o mesmo número de portas LAN. Se o seu Synology NAS estiver equipado com interfaces de placa de rede adicionais, estas placas de rede também serão consideradas portas LAN adicionais.
- Restrições de Ligação: Os servidores não podem estabelecer ligação à rede através de um servidor proxy, DHCP, IPv6, PPPoE e Wi-Fi. Certifique-se de que estas funções estão desactivadas antes de tentar formar um cluster de high-availability.
- Nenhum serviço DHCP: Os servidores não podem utilizar as opções de servidor DHCP incorporadas quando estiverem combinados num cluster.
Nota:
- O SSH será automaticamente activado assim que o cluster de high-availability for criado.
Limitações do Gestor de Armazenamento
Assim que um cluster de high-availability é formado, a opção para alterar o tipo RAID já não estará disponível no Gestor de Armazenamento. No entanto, as seguintes opções estarão disponíveis:
- Expanda os espaços de armazenamento (por exemplo, volumes, iSCSI LUNs de Nível de Bloqueio, Grupos de Discos, RAID Groups, etc).
- Crie, elimine ou repare volumes e iSCSI LUNs.
- Altere o tamanho e a localização de iSCSI LUN (Nível de Ficheiros).
- Altere o alvo de iSCSI LUN.
Tenha em atenção que a cache de leitura e escrita SSD não é suportada quando os servidores estiverem combinados num cluster.
Limitações de Pacote e Software
Consulte as limitações relacionadas com o pacote e software abaixo:
- Após a formação do cluster de high-availability, os seguintes pacotes não serão suportados:
- Zarafa
- Symform
- Funcionalidade Cluster Escalável do CIFS no CMS
- Não recomendamos o fornecimento do serviço AFP para transferir muitos ficheiros com tamanho inferior a 1MB com o cluster de high-availability.
Adicionar Unidades de Expansão
Quando criar um cluster de high-availability, pode adicionar unidades de expansão à configuração do seu cluster de high-availability existente para expandir a capacidade de armazenamento. Tal como acontece com os outros requisitos de hardware, as unidades de expansão devem ser idênticas para os servidores activo e passivo. Para evitar erros de inconsistência, siga as instruções abaixo quando adicionar qualquer unidade de expansão.
Para adicionar unidades de expansão:
- Adicione só unidades de expansão e discos rígidos idênticos aos servidores activo e passivo. Como indicado em cima, o hardware dos servidores activo e passivo deve ser idêntico, incluindo o modelo de hardware e tamanho e posição dos discos rígidos.
- Certifique-se de que elimina todos os dados e volumes existentes nos discos rígidos das unidades de expansão.
- Ligue as unidades de expansão aos servidores activo e passivo quando ambos os servidores forem ligados e estiverem a funcionar.
- Crie um novo espaço de armazenamento (por exemplo, volumes, Grupos de Discos, RAID Groups, etc.) na unidade de expansão antes de desligar qualquer um dos servidores.
Notas:
Para obter as informações básicas sobre a instalação da unidade de expansão, não se esqueça de consultar o guia do utilizador da sua unidade de expansão.