Assistente Synology High Availability
Este assistente ajuda-o durante o processo de criação e de configuração de um cluster de high-availability.
Para iniciar este assistente:
- Abra Synology High Availability.
- Vá para a página Visão geral.
- Clique em Criar cluster HA.
Nota:
- Conclua o assistente de configuração do cluster de high-availability no limite de tempo fornecido. Se o limite de tempo for excedido, terá que recomeçar o processo de configuração.
- Se for necessário identificar qual o servidor activo num cluster de high-availability, recomendamos que transfira a aplicação DS finder da Synology e utilize a respectiva função de sinal sonoro, que faz com que o servidor activo emita um breve sinal sonoro.
Para configurar o servidor passivo:
Designe um servidor Synology como servidor passivo. Em condições normais, o servidor passivo não providencia serviços. No entanto, em caso de avaria, os serviços podem ser transferidos do servidor activo para o servidor passivo.
- Endereço IP: Introduza o endereço IP do servidor passivo.
- Nome do utilizador: Introduza uma conta de utilizador pertencente ao grupo administrator no servidor de destino.
- Palavra-passe: Introduza a palavra-passe para a conta pertencente ao grupo administrator.
Nota:
- Quando o cluster de high-availability for criado, todos os dados no servidor passivo serão eliminados. Certifique-se de que não existem dados importantes armazenados no servidor passivo.
Para configurar a ligação Heartbeat:
Ligue os dois servidores entre si. Esta ligação deve funcionar como ligação "Heartbeat" entre os dois servidores, facilitando a comunicação e permitindo a duplicação dos dados do servidor activo para o servidor passivo. Esta ligação tem de satisfazer os seguintes critérios:
- Ser uma ligação directa entre os dois servidores, sem passar através de comutadores ou routers
- Utilize a mesma interface de rede nos dois servidores. Por exemplo, se uma extremidade estiver ligada a LAN 1 num servidor, a outra extremidade tem de estar ligada a LAN 1 no outro servidor.
- Utilize a interface de rede mais rápida nos dois servidores. Se os servidores estiverem equipados com placas de interface suplementar de 10GbE, esta ligação terá de utilizá-las.
Depois de confirmar os procedimentos acima, vá para a secção Interface da Ligação HA (Heartbeat) e escolha a interface de rede nos servidores para funcionar como ligação Heartbeat.
Nota:
- As definições da Ligação Heartbeat gerarão dois conjuntos de endereço IP para efeitos de duplicação de dados entre o servidor activo e o servidor passivo. Certifique-se de que estes dois endereços IP não são utilizados por qualquer outro equipamento na rede.
- A VLAN não é suportada nas portas utilizadas para a ligação Heartbeat.
Configurar Link Aggregation nas ligações de dados ou Heartbeat:
- Para configurar o Link Aggregation na ligação de dados ou Heartbeat, configure o Link Aggregation em duas ou mais portas LAN em Painel de Controlo > Rede > Interface de Rede antes de iniciar o assistente de criação de high availability. Certifique-se de que as definições de Link Aggregation são idênticas em ambos os servidores (por exemplo, se configurar o Link Aggregation nas portas 1 e 2 do servidor activo, o Link Aggregation também tem de estar configurado nas portas 1 e 2 do servidor passivo).
- A capacidade de activação pós-falha do Link Aggregation pode funcionar nas ligações de dados e Heartbeat. No entanto, o balanceamento de carga só pode funcionar na ligação de dados.
Para configurar as definições da interface de rede do cluster de high-availability:
O cluster de high-availability deverá utilizar um endereço de IP para cluster de high-availability como interface de ligação para o exterior. Pode ligar-se utilizando este endereço IP do cluster de high-availability quando pretender utilizar serviços DSM, independentemente do Synology que seja o servidor activo. Isto impede que seja necessário ligar a diferentes endereços de IP depois de fazer a mudança do servidor activo para o servidor passivo.
- Nome do Servidor do Cluster: O nome do cluster de high-availability. Consulte as as regras de nomear servidores para informações sobre restrições de nomes.
- Interface de Rede: A interface de rede a utilizar pelo cluster de high-availability. Deve seleccionar uma porta LAN diferente daquela que foi designada para duplicação de dados na fase anterior.
- Endereço IP: O endereço IP a utilizar pelo cluster de high-availability. Independentemente do servidor que providencia activamente os serviços, o cluster pode ser ligado através deste IP.
- Máscara de Sub-rede: A máscara de sub-rede a utilizar pelo cluster de high-availability.
Atribuir um ID de VLAN à ligação de dados:
- Para atribuir um ID de VLAN à ligação de dados, vá para Painel de Controlo > Rede > Interface de Rede antes de iniciar o assistente de criação de high-availability. Certifique-se de que as definições de VLAN são idênticas nos dois servidores (por exemplo, se LAN 1 estiver definido com VLAN ID 1 no servidor activo, o LAN 1 do servidor passivo também tem de estar definido como VLAN 1).
Para confirmar definições:
Confirme as definições a utilizar pelo cluster de high-availability. O sistema inicia a associação do cluster de high-availability assim que clicar em Aplicar.
Nota:
- Quando criar um cluster de high-availability, todos os dados do servidor activo têm de ser duplicados para o servidor passivo. Se perder a ligação ao servidor passivo durante mais de 30 minutos antes de concluir o processo de duplicação inicial, o servidor passivo irá regressar ao modo Autónomo. Neste caso, será necessário reassociar o servidor e efectuar novamente uma duplicação completa dos dados.