Git Server

Git é um sistema de controlo de versão distribuída open source, que permite manter o código da fonte de software, documentos ou qualquer tipo de ficheiro num computador com velocidade e eficiência. Com o Git, pode colaborar com diferentes grupos de pessoas em simultâneo com relativa facilidade.

Para permitir aos utilizadores que utilizem o Git:

  1. Inicie sessão no DSM utilizando uma conta com privilégios administrativos. Aceda a Painel de Controlo > Terminal e active o serviço SSH.
  2. Inicie o pacote Git. Seleccione os utilizadores para proporcionar-lhes a possibilidade de darem entrada e darem saída dos ficheiros do repositório.

Nota:

Os utilizadores do Git terão actividades limitadas à relação com o Git, com uma ferramenta de linha de comandos chamada git-shell. O início de sessão na linha de comandos será aplicado aos utilizadores Git para assegurar que as contas apenas são utilizadas para operações Git. Como resultado, os utilizadores Git apenas podem utilizar a ligação SSH para obter e colocar repositórios Git e não terão acesso completo ao DSM.

Para criar um repositório do Git:

  1. Inicie sessão no servidor Synology através de SSH como root ou admin.
  2. Altere o directório para /volumeX, onde X é o número do volume, para criar uma pasta. Por exemplo, "git_repos". A permissão da pasta será igual à permissão do Linux.
  3. Na pasta, execute git init para criar um repositório vazio.
  4. Após a criação do repositório, um utilizador do cliente Git pode introduzir o seguinte comando para aceder a este repositório:
    git clone ssh://[utilizadores Git]@[O endereço IP ou nome do anfitrião do servidor Synology]/[caminho do repositório do Git]