Exibições
Um servidor de nome de domínio pode apresentar diferentes informações para diferentes cliente implementando visualizações. Essa função, chamada algumas vezes de DNS de zona dividida, pode melhorar o gerenciamento da segurança e da privacidade dos registros da zona DNS. Por exemplo, você tem um nome de domínio, mas deseja fornecer respostas diferentes às consultas para origens externas e internas. Em tais casos, você pode criar diferentes visualizações com registros de recursos separados.
Gerenciamento de visualizações
Antes de criar e gerenciar visualizações é necessário criar pelo menos uma zona. Consulte Zonas para obter mais informações.
Para criar uma nova visualização:
- Na página Visualizações, clique em Criar.
- Na guia Geral da caixa de diálogo, edite as seguintes configurações:
- Nome da visualização: Digite um nome para a visualização.
- Limite de serviço IP de origem: Essa opção permite que você especifique quais usuários podem acessar os recursos de visualização tais como arquivos de zona ou servidores de encaminhamento. Clique no botão Lista de IP de origem para especificar hosts ou sub-redes.
- Habilitar encaminhadores: Essa opção permite que você redirecione consultas recursivas solucionadas por essa visualização para servidores de encaminhamento. Para obter mais informações sobre os encaminhadores, consulte Resolução.
- Vá para a guia Selecionar zona.
- Selecione as zonas para adicionar à visualização. Uma visualização não pode incluir várias zonas com o mesmo nome de domínio.
- Clique em OK para salvar as configurações.
Nota:
- Os serviços de resolução devem ser habilitados para as configurações de encaminhamento aqui serem aplicadas.
- Se os encaminhadores estiverem desabilitados aqui, o sistema aplica as configurações de encaminhamento especificadas na página Resolução.
- Os nomes das visualizações podem incluir até 32 caracteres Unicode, incluindo letras, números bem como traços, sublinhados e pontos.
Para editar visualizações:
- Selecione uma visualização.
- Clique no botão Editar.
- Uma caixa de diálogo aparece onde você pode editar as configurações de nome da visualização, lista do IP de origem, encaminhador e zona. Consulte acima para obter mais detalhes.
Para excluir visualizações:
- Selecione a visualização que deseja excluir.
- Clique no botão Excluir.
Prioridade de visualização
Quando um cliente envia uma consulta, o DiskStation decide a qual visualização o endereço de origem do cliente pertence de acordo com a prioridade de visualização. Se um endereço de origem coincidir com os critérios de duas visualizações, o DiskStation decide que ele pertence à visualização com maior prioridade.
Por exemplo, você cria três visualizações para os seguintes endereços de origem: 1) hosts externos de rede; 2) hosts de rede local regular; e 3) seu host pessoal dentro da rede local. O endereço de origem de seu host pessoal coincide com os critérios das duas últimas visualizações. Nesse caso, a visualização de seu host pessoal deve ter uma prioridade maior do que a visualização para hosts de rede local regulares. Caso contrário, seu host pessoal será tratado como um host de rede regular.
Para editar a prioridade de visualização:
- Selecione a visualização que deseja alterar.
- Clique nos botões Para cima e Para baixo para alterar sua prioridade.