DNS Server
O DNS (Sistema de Nome do Domínio) é um sistema de nomeação que facilita a troca de dados entre computadores através da Internet e outras redes. Sua função principal é traduzir nomes de domínio de fácil utilização (ex.: www.synology.com) em endereços IP correspondentes públicos e fixos (ex.: 120.89.71.100). Essa função permite que os usuários encontrem facilmente páginas da Internet, computadores ou outros dispositivos na Internet ou rede local.
O DNS Server permite que seu DiskStation se torne um servidor de nome de domínio, hospede várias zonas, bem como forneça serviços de resolução de nome e endereço IP.
Antes de Começar
Consulte as notas a seguir antes de usar o DNS Server:
- Obtenha um endereço IP público, fixo: Para executar o DNS Server, é necessário adquirir um endereço IP fixo para seu DiskStation.
- Registre um nome de domínio: A configuração das funções do servidor autoritativo requer o registro do seu nome de domínio com um provedor de nomes de domínio. Por exemplo, se você quiser usar um domínio chamado exemplo.com, precisará registrar o domínio exemplo com o provedor de nomes de domínio .com.
- Verifique o firewall ou as configurações do encaminhamento de portas: Serviços DNS requerem o uso de porta TCP e UDP 53. Se seu DiskStation usa um firewall, essa porta deve ser aberta. Se o DiskStation se conectar com a Internet através de um roteador, configure as regras de encaminhamento de porta e abra a porta 53 TCP e UDP.
- Registre seu dispositivo: Depois de configurar seu DNS Server, lembre-se de registrar o endereço IP e outras informações necessárias do DiskStation com o provedor do seu nome de domínio. Caso contrário, os clientes não conseguirão consultar seu DiskStation através da Internet. Consulte o provedor de nome de domínio para obter mais informações.
Índice
Gerencie os registros de seus domínios e recursos, incluindo Host (A), Alias (CNAME) e os registros do Mail Exchange (MX) e mapeie os nomes de domínio com os endereços IP dos seus computadores ou dispositivos.
Deixe que os clientes consultem os domínios para os quais o DiskStation não é autoritativo habilitando a resolução recursiva, limitando os hosts de serviço e designando encaminhadores.
Visualize e gerencie informações relacionadas à atividade passada do DNS.
Limite o acesso aos arquivos de zona criando e gerenciando chaves TSIG (Assinatura de transferência).
Fornece serviços para diferentes grupos criando várias exibições.
Edite as configurações de DNS de acordo com o ambiente individual.
Backup e Restauração
Você pode fazer backup do DNS Server e restaurá-lo para uma versão anterior por meio do Hyper Backup.
Para fazer o backup do DNS Server:
- Vá para Hyper Backup > Criar > Tarefa de backup de dados para criar uma tarefa de backup.
- Siga as instruções do Assistente de Backup e escolha DNS Server quando for solicitado a selecionar os aplicativos para fazer backup.
- Após a conclusão da tarefa de backup, será feito o backup dos dados do DNS Server (zonas, resolução, log, chaves, visualizações e configurações).
Para restaurar o DNS Server:
- Vá para Hyper Backup > Restaurar > Dados para restaurar a tarefa de backup desejada.
- Após a conclusão da tarefa de restauração, os dados atuais do DNS Server (zonas, resolução, log, chaves, visualizações e configurações) serão sobrescritos.
Observação:
As funções de backup e restauração têm suporte a todas as versões de DNS Server e DSM 5.1 (ou posterior).