Vistas
Um servidor de nome de domínio pode apresentar diferente informação a diferentes clientes através da implementação de vistas. Esta função, por vezes chamada split-horizon DNS, pode melhorar a gestão de segurança e privacidade de registos de zona DNS. Por exemplo, com um nome de domínio quer fornecer diferentes respostas a pedidos de fontes externas e internas. Nesses casos, pode criar diferentes vistas com registos de recursos em separado.
Gerir Vistas
Antes de criar e gerir vistas, deverá criar pelo menos uma zona. Consulte Zonas para obter mais informações.
Para criar uma nova vista:
- Na página Vistas, clique em Criar.
- No separador Geral da janela de diálogo, edite as seguintes definições:
- Nome de vista: Introduza um nome para a vista.
- Limitar serviço IP de origem: Esta opção permite-lhe especificar que utilizadores podem aceder aos recursos de vista, como ficheiros de zona ou servidores de reencaminhamento. Clique no botão Lista de IP de Origem para especificar anfitriões ou subredes.
- Activar reencaminhadores: Esta opção permite-lhe redireccionar pedidos recorrentes resolvidos por esta vista, para servidores de reencaminhamento. Para mais detalhes sobre reencaminhadores, consulte Resolução.
- Vá ao separador Seleccionar Zona.
- Seleccione as zonas a adicionar à vista. Numa vista não é possível múltiplas zonas com o mesmo nome de domínio.
- Clique em OK para guardar as definições.
Nota:
- Os serviços de resolução têm de estar activados para que as definições de reenaminhamento sejam aplicadas.
- Se aqui os reencaminhadores estiverem desactivados, o sistema aplica as definições de reencaminhamento especificadas na página Resolução.
- Os nomes de vista podem incluir até 32 caracteres unicode, incluindo letras, números e traços, subtraços e pontos.
Para editar as vistas:
- Seleccione uma vista.
- Clique no botão Editar.
- Aparece uma janela onde pode editar o nome da vista, lista de IP de origem, reencaminhador, definições de zona. Consulte acima, para mais detalhes.
Para eliminar vistas:
- Seleccione a vista que pretende eliminar.
- Clique no botão Eliminar.
Prioridade de Vista
Quando um cliente emite um pedido, a DiskStation decide a qual vista o endereço de origem do cliente pertence, de acordo com a prioridade de vista. Se um endereço de origem corresponder aos critérios de duas vistas, a DiskStation decide que pertence à vista com maior prioridade.
Por exemplo, se criar três vistas para os seguintes endereços de origem: 1) anfitriões de rede externos; 2) anfitriões de rede local normais; e 3) o seu anfitrião pessoal dentro da rede local. O endereço de origem do seu anfitrião pessoal corresponde aos critérios da últimas duas vistas. Neste caso, à vista para o seu anfitrião pessoal deverá ser dada maior prioridade do que a vista para anfitriões de rede local normais. Caso contrário, o seu anfitrião pessoal será tratado como um anfitrião de rede normal.
Para editar a prioridade das vistas:
- Seleccione a vista que pretende alterar.
- Clique nos botões Cima e Baixo para alterar a sua prioridade.