Cloud Station ShareSync
A Cloud Station é um serviço de partilha de ficheiros que lhe permite sincronizar ficheiros entre um Synology NAS centralizado e múltiplos dispositivos Synology NAS, computadores e telemóveis. Para sincronizar os dados sem interrupções entre vários dispositivos Synology NAS, tem de escolher um dispositivo Synology NAS como servidor anfitrião, e os restantes dispositivos Synology NAS emparelhados irão funcionar como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os ficheiros com os dispositivos cliente, é necessário instalar o pacote Cloud Station Server no servidor anfitrião, enquanto que um pacote Cloud Station ShareSync terá de ser instalado em cada Synology NAS com os quais pretende efetuar a sincronização.
Criar Novas Ligações
Para sincronizar ficheiros entre os dispositivos Synology NAS cliente, é necessário criar primeiro as ligações.
Para criar uma nova ligação:
- Na interface de utilizador Cloud Station ShareSync, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Introduza o endereço IP (ou o QuickConnect ID), nome de utilizador e palavra-passe do dispositivo Synology NAS anfitrião. Os utilizadores do domínio deverão utilizar o nome do domínio/nome de utilizador para iniciar sessão. Os utilizadores LDAP deverão utilizar "nome de utilizador@Base_DN" para iniciar sessão. Também pode iniciar sessão com IPv6.
- Se não conseguir ligar-se ao Synology NAS anfitrião pode aceder ao Painel de Controlo > Rede > Geral para ativar o proxy. Introduza as suas definições proxy para ligar ao seu dispositivo Synology NAS anfitrião.
- Escolha as pastas partilhadas remotas e locais que pretende sincronizar e, em seguida, assinale Ativar.
Nota:
- Para saber o seu QuickConnect ID, inicie sessão no DSM do servidor anfitrião, como admin (ou como utilizador pertencente ao grupo administrators) e, em seguida, aceda a Painel de Controlo > QuickConnect para verificar as informações.
- Se não conseguir ligar-se ao dispositivo Synology NAS anfitrião nem autorizar a ligação com as suas credenciais de utilizador, verifique as suas definições de rede e certifique-se de que o acesso à Cloud Station Server foi ativado pelo administrador do DSM (em Painel de Controlo > Privilégios > Cloud Station Server).
- Quando criar ligações, só pode selecionar pastas partilhadas como pastas de sincronização locais. Pastas home de utilizadores, pastas partilhadas encriptadas e pastas partilhadas montadas não podem ser usadas como pastas de sincronização local.
- Um anfitrião e um dispositivo Synology NAS cliente apenas podem estar emparelhados numa configuração. Em cada dispositivo cliente, pode criar várias ligações e todas com diferentes servidores anfitrião mas não pode duplicar as ligações com o mesmo dispositivo Synology NAS anfitrião. Pastas locais não podem ser sincronizadas com mais que um anfitrião.
- Ativar verificação avançada de consistência garante uma perfeita exatidão da sincronização, na qual a Cloud Station Drive compara critérios adicionais, como hash, bit de execução e permissões de ficheiro em diferentes cenários sempre que seja necessária unificação. Isto demora mais tempo e consome mais recursos para concluir as tarefas de sincronização.
- Pode apenas definir a direção de sincronização para apenas transferência se a conta de início desessão não tiver permissão de escrita para a pasta partilhada remota; do mesmo modo, pode apenas definir a direção de sincronização para apenas envio caso não tenha permissão de escrita para a pasta local.
Gerir Ligações
Após a criação com êxito de uma ligação, pode ver as informações da ligação e modificar as tarefas de sincronização.
Para gerir ligações:
- Selecione a ligação que pretende editar a partir da lista de ligações no painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir para efetuar qualquer um dos seguintes procedimentos:
- Colocar a sincronização em pausa: Coloque a sincronização em pausa entre os dispositivos Synology NAS afitrião e cliente.
- Retomar a sincronização: Retome a sincronização em pausa entre os dispositivos Synology NAS afitrião e cliente.
- Desligar: Cancele a ligação com o servidor Synology NAS anfitrião e remova-o da lista.
- Editar Ligação: Introduza as credenciais do utilziador e ative SSL se desejado.
Sincronizar Pastas Partilhadas
Pode especificar facilmente quais as pastas partilhadas locais que pretende sincronizar.
Para gerir e sincronizar pastas partilhadas:
- Selecione a ligação que pretende modificar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Partilha, estão listadas todas as pastas partilhadas no servidor anfitrião que podem ser sincronizadas.
- Assinale a caixa de verificação Ativar junto da pasta partilhada que pretende sincronizar e, em seguida, clique no ícone Alterar caminho da pasta para selecionar a pasta de sincronização local. Em seguida, clique em OK.
- Clique em Guardar para que as definições tenham efeito.
Nota:
- Não é possível escolher uma pasta partilhada que já tenha sido utilizada como uma pasta de sincronização por outros dispositivos Synology NAS anfitriões.
- Ficheiros e pastas num ponto de montagem não serão sincronizados.
Definições do Modo de Sincronização de Ficheiros
Cloud Station ShareSync permite-lhe sincronziar entre dois dispositivos Synology NAS usando diferentes modos de sincronização de ficheiros.
Para sincronizar privilégios de pasta partilhada
- Aceda ao separador Partilha e clique no ícone de definições avançadas, junto da pasta partilhada à qual deseja aplicar as definições de privilégios de pasta partilhada.
- Aceda a Definições de Permissãoe, a partir do menu Modo de sincronização de ficheiros, selecione o tipo de ficheiro de pasta partilhada no Synology NAS anfitrião com o qual deseja sincronizar, e clique em OK.
- Assinale a caixa de verificação Ativar junto da pasta partilhada, e clique em Guardar para aplicar as suas definições.
Nota:
- Deverá estar no grupo administrators ligado ao Synology NAS anfitrião para sincronizar pastas partilhadas.
- Não pode sincronizar pastas com definições de privilégio incompatíveis. Aceda a Painel de Controlo > Pasta Partilhada para ajustar as definições de privilégio para as pastas partilhadas de anfitrião e cliente para Windows ACL.
- Se os dispositivos cliente e anfitrião Synology NAS estiverem em diferentes grupos de domínio, os privilégios de pasta partilhada não podem ser sincronizados, mesmo que esta opção esteja ativada.
Para configurar a direção de sincronização
- Aceda ao separador Partilha e clique no ícone de definições avançadas, junto da pasta partilhada à qual deseja aplicar as definições de privilégios de pasta partilhada.
- A partir do menu Direção de sincronização, selecione uma direção de sincronização para a sua pasta partilhada, e clique em OK.
- Assinale a caixa de verificação Ativar junto da pasta partilhada, e clique em Guardar para aplicar as suas definições.
Nota:
- Se apenas tiver permissões de leitura para a pasta partilhada no dispositivo Synology NAS anfitrião, poderá apenas sincronizar do anfitrião para o Synology NAS local. Todas as alterações realizadas à pasta partilhada ou ficheiros no seu Synology NAS local não serão sincronizadas com o anfitrião. Ficheiros e pastas localizados num ponto de montagem não serão sincronizados.
Sincronização Seletiva
Pode escolher as pastas que pretende sincronizar e limitar os ficheiros e tipos de ficheiros que não pretende que sejam sincronizados. Também pode definir um limite de tamanho de ficheiro máximo para evitar que os ficheiros maiores do que um determinado tamanho de ficheiro sejam sincronizados.
- Clique no separador Partilha, em seguida, clique no ícone Avançadas junto da pasta partilhada à qual pretende aplicar as definições.
- No separador Pasta, marque as caixas perto das pastas e das subpastas que pretende sincronizar.
- No separador Filtro do Ficheiro, pode fazer o seguinte:
- Filtrar por tamanho de ficheiro: Na caixa perto de Não sincronizar ficheiros superiores a, introduza o tamanho do ficheiro entre 1~10240 (MB). 0 significa ilimitado.
- Filtrar por tipo de ficheiro: Desmarque os tipos de ficheiro que não quer sincronizar. Também pode inserir nomes do ficheiro ou extensões de ficheiro na caixa abaixo e clicar Adicionar. Qualquer ficheiro com o nome de ficheiro ou tipo de ficheiro designado não será sincronizado.
- Clique em Aplicar e, em seguida, em Guardar para guardar as suas definições.
Nota:
- Se o dispositivo Synology NAS cliente estiver no mesmo grupo de domínio do Synology NAS anfitrião com o qual efetuou o emparelhamento, as definições de privilégios não serão sincronizadas mesmo que esta opção tenha sido ativada.
- Os ficheiros não serão sincronizados por Cloud Station ShareSync nas seguintes circunstâncias:
- Quando o caminho da pasta ou do ficheiro contiver os seguintes caracteres:
\ /
- Quando o tipo de ficheiro for qualquer um dos seguintes:
.tmp .temp .swp .lnk
- Quando o nome do ficheiro começar por qualquer um dos seguintes:
~
- O nome do ficheiro ou pasta for ou incluir qualquer um dos seguintes:
- @eadir
- .SynologyWorkingDirectory
- #recycle
- desktop.ini
- .DS_STORE
- Icon\r
- thumbs.db
- $Recycle.Bin
- @sharebin
- Informação de Volume de Sistema
- Ficheiros de Programa
- Ficheiros de Programa (x86)
- ProgramData
- #snapshot
- Quando o nome do ficheiro for superior a 2048 caracteres.
- Quando o nome do ficheiro for superior a 255 caracteres.
- Quando define nomes de ficheiros que não deseja sincronizar: no Windows, caso um nome de ficheiro esteja em maiúsculas e outro tenha o mesmo em minúsculas, será considerado o mesmo nome de ficheiro (ex. A.txt e a.txt). Porém, nos sistemas Linux e Mac são considerados nomes de ficheiro diferentes.
Registo de sincronização
Cloud Station ShareSync manterá um registo de sincronização, que lhe permite acompanhar os ficheiros que sincronizou.
Para ver o registo de Sincronização
Clique no ícone registo no canto inferior esquerdo para ver o registo.
Definições
Para modificar a localização da base de dados:
- Clique no ícone definições no canto inferior esquerdo.
- Escolha um volume em Definições de Localização de Base de Dados.
- Clique em OK para alterar o repositório de sincronização.
Para editar definições de resolução de conflito de ficheiros:
- Clique no ícone definições no canto inferior esquerdo.
- Selecione a resolução de conflito de ficheiros desejada.
- Clique em OK para guardar as suas definições.
Nota:
- Se mais que um computar efetuar alterações ao mesmo ficheiro, poderão ocorrer conflitos. Para solucionar este problema, pode definir uma regra de resolução de conflitos.
- Se tiver receio que os seus ficheiros locais sejam substituídos se ocorrer um conflito, pode selecionar Mudar o nome para manter a versão rejeitada. Uma vez selecionado, caso ocorra um conflito, Cloud Station ShareSync irá mudar o nome do ficheiro da seguitne forma: [nome do ficheiro]_[nome do computador]_[data de modificação].[extensão do ficheiro]. (Por exemplo, "a.txt" terá o nome mudado para "a_ComputerName_20121001.txt").
Ativar a Ligação Encriptada com SSL
Um certificado pode ser utilizado para proteger a transferência de dados entre os dispositivos Synology NAS, e ter um certificado permite que os utilizadores validem a identidade do servidor anfitrião antes de enviarem informações confidenciais. Pode importar um certificado emitido por uma autoridade fidedigna (em Painel de Controlo > Segurança > Certificado) no DSM, permitir uma ligação segura no Cloud Station ShareSync e, em seguida, o sistema irá verificar o certificado fornecido para garantir que a ligação Cloud Station está protegida.
Para ativar a encriptação da transmissão de dados SSL:
- Para novas ligações:
- Na interface de utilizador Cloud Station ShareSync, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Introduza as suas credenciais de utilizador e assinale a caixa de verificação Ativar a encriptação da transmissão de dados SSL.
- Para ligações existentes:
- Selecione a ligação que pretende modificar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir > Editar ligação para modificar.
Nota:
- Se Cloud Station ShareSync falhar a verificação do certificado SSL, poderá significar que é um certificado auto-assinado não fidedigno ou alguém poderá estar a tentar intercetar a ligação. Aceda a Painel de Controlo > Segurança > Certificado para obter mais informações.
- Cloud Station ShareSync utiliza RC4 de 128 bits e MD5 para encriptação SSL.