Cloud Station Server

A Cloud Station é um serviço de partilha de ficheiros que permite a sincronização de ficheiros entre um Synology NAS centralizado e múltiplos computadores cliente, dispositivos móveis e Synology NAS. Para sincronizar os dados sem interrupções entre estes dispositivos, é necessário escolher um Synology NAS como servidor anfitrião e os restantes computadores emparelhados, dispositivos móveis e Synology NAS irão funcionar como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os ficheiros com os dispositivos cliente, é necessário instalar o pacote Cloud Station Server no servidor anfitrião, enquanto um utilitário cliente terá de ser instalado em cada dispositivo cliente com o qual pretende efetuar a sincronização.

Nota:

Ativar o Cloud Station Server

Quando o Cloud Station Server é ativado, (e se tiver ativado o serviço QuickConnect), pode ver o seu QuickConnect ID na página de visão geral. Os computadores cliente, dispositivos Synology NAS e dispositivos móveis podem utilizar estas informações para criar as ligações.

Nota:

Nota:

Gerir Privilégios do Utilizador

Pode especificar que utilizadores que podem aceder ao serviço Cloud Station Server. Utilizadores com autorização têm os seguintes privilégios:

Para permitir acesso de utilizadores DSM ao serviço Cloud Station Server:

  1. Aceda a Painel de Controlo > Privilégios e selecione Cloud Station Server. Clique em Editar.
  2. Aceda ao separador Utilizador ou Grupo para ativar os utilizadores e grupos para aceder ao serviço Cloud Station. Especifique definições IP sempre que necessário.
  3. Aceda ao separador Privilégios predefinidos para especificar se os novos utilizadores terão automaticamente acesso ao serviço Cloud Station. 
  4. Pode gerir comportamentos e privilégios de sincronização detalhada em comparação com utilizadores individuais através de Perfil de Sincronização de Utilizador no Cloud Station Server.

Nota:

Para permitir acesso de utilizadores SRM ao Cloud Station Server:

  1. Aceda a Painel de Controlo > Serviços > Privilégios da Aplicação e selecione Cloud Station Server. Clique em Editar.
  2. Aceda ao separador Utilizador para ativar os utilizadores para aceder ao serviço Cloud Station. Especifique definições IP sempre que necessário.
  3. Aceda ao separador Privilégios predefinidos para especificar se os novos utilizadores terão automaticamente acesso ao serviço Cloud Station. 
  4. Pode gerir comportamentos e privilégios de sincronização detalhada em comparação com utilizadores individuais através de Perfil de Sincronização de Utilizador no Cloud Station Server.

Nota:

Gerir Ligações de Clientes

Clique em Lista de Clientes para ver a lista de computadores cliente configurados para sincronizar ficheiros com Synology NAS utilizando o serviço Cloud Station Server. Pode ver o nome do computador cliente, o nome do dispositivo utilizado para a autorização do serviço, endereço IP, estado da sincronização e a hora de início da sincronização de ficheiros entre Synology NAS e o cliente.

Para gerir as ligações de clientes, proceda de uma das seguintes formas:

Nota:

Gerir Ficheiros da Cloud Station Server com File Station

Os ficheiros da Cloud Station são guardados na sua pasta home/CloudStation ou pastas partilhadas que tenham Partilha de Cloud Station. Pode pesquisar e transferir ficheiros da Cloud Station (ou de versões anteriores) com a File Station ou visualizar versões históricas.

Para gerir ficheiros da Cloud Station:

  1. Vá para File Station e, em seguida, aceda a home/CloudStation ou pastas partilhadas.
  2. Clique com o botão direito do rato no ficheiro e escolha Pesquisar versões anteriores. Aqui pode ver e transferir as versões anteriores do ficheiro.

Nota:

Gerir ficheiros da Cloud Station com o Explorador de versões

Pode usar o Explorador de versões para ver e gerir versões anteriores dos ficheiros modificados ou eliminados nas suas pastas sincronizadas. O Explorador de versões permite-lhe visualizar o histórico dos seus dados numa linha cronológica, permitindo-lhe restaurá-los em conjunto para um determinado momento.

Para gerir ficheiros históricos da Cloud Station:

  1. Em Visão Geral, clique em Explorador de versões para abrir o Explorador de versões.
  2. Pode pesquisar os seus dados em diferentes pontos históricos arrastando e focando a linha cronológica no momento pretendido. Pode também usar o calendário para saltar rapidamente para uma data específica.
  3. Escolha um ficheiro ou pasta e clique em qualquer um dos seguintes botões:
  4. Pode fazer mais ainda clicando em Ação e escolhendo qualquer uma das seguintes opções a partir do menu pendente:

Para remover todos os ficheiros eliminados:

Para remover todos os ficheiros eliminados e versões anteriores, clique em Ação > Limpar base de dados de versões. Tenha em atenção que não poderá recuperar os ficheiros eliminados permanentemente. Continue com precaução.

Registo

O Registo permite-lhe acompanhar de perto as ações que já foram desempenhadas pelos utilizadores durante um determinado período de tempo. Pode visualizar o registo por completo com todos os eventos ou pode visualizar eventos relativamente a pastas diferentes, as quais podem ser selecionadas no menu pendente na parte superior.

Para pesquisar no registo com um filtro específico:

  1. Clique na seta da barra de pesquisa situada no canto superior direito.
  2. No menu pendente, pode filtrar eventos por:
  3. Para repor o registo filtrado, clique no botão Repor e, em seguida, novamente em Pesquisar.

Nota:

Definições

Na página Definições, a Cloud Station Server permite aos utilizadores personalizar e ajustar as definições.

Gerir a funcionalidade de partilha de Cloud Station Server

Clique em Definições de Sincronização para ativar/desativar pastas partilhadas para a funcionalidade de sincronização Cloud Station Server. Se uma pasta partilhada estiver ativada, um utilizador com permissões de leitura e escrita nesta pasta partilhada pode sincronizar os ficheiros nela contidos.

Para ativar a funcionalidade de sincronziação de pasta partilhada:

  1. Utilize o campo de pesquisa no canto superior direito da Cloud Station Server para encontrar pastas partilhadas.
  2. Selecione a pasta que pretende ativar, clique em Ativar.

Nota:

Gerir Versões Históricas de Pastas Partilhadas

O Cloud Station Server guarda as versões históricas de cada ficheiro modificado. Sempre que modificar um ficheiro, é criada uma versão de cópia de segurança, caso cometa erros ou pretenda reverter para uma versão anterior.

  1. Vá para Definições > Definições de Sincronização.
  2. Selecione a pasta partilhada para a qual deseja editar versões históricas e clique em Controlo de versões.
  3. Introduza um valor entre 0 e 32 no campo Versões Máximas.
  4. Selecione uma Política de Rotação.
  5. Clique em OK para guardar as suas definições.

Nota:

Gerir Definições de Sincronização

O Cloud Station Server permite aos utilizadores admin configurar diferentes Perfis de sincronização para cada utilizador, e usar esta função para melhor ajustar os privilégios do utilizador.

Para gerir comportamentos e privilégios de sincronização detalhada:

  1. Aceda ao separador Perfis de sincronização do utilizador e clique em Criar.
  2. No separador Filtro de Ficheiros, dê um nome ao seu perfil de sincronização e especifique os tamanhos e tipos de ficheiros que não deseja sincronizar.
  3. Aceda ao separador Utilizador Aplicado e assinale a caixa dos utilizadores que pretende adicionar ao perfil de sincronização.
  4. Clique em Aplicar e, em seguida, em Guardar para guardar as suas definições.

Nota:

Especifique a localização da base de dados e regras de eliminação de registo

Para especificar a localização da base de dados:

  1. Aceda a Definições > Outras e, em Base de dados selecione um volume no menu de contexto Localização da Base de Dados.
  2. Clique em Aplicar para guardar as suas definições.
  3. Enquanto a base de dados está a ser movida, Cloud Station Server verá a sua execução interrompida.

Para verificar a utilização de espaço da base de dados:

  1. Aceda a Definições > Outros > Base de dados.
  2. Clique em Calcular para calcular a utilização de espaço da base de dados em tempo real.
  3. Clique em Cancelar para cancelar o cálculo.

Para determinar as regras de eliminação de registos:

  1. Aceda a Definições > Outras e, em Regras de Eliminação de Registos, assinale a caixa junto de Número de registos é superior a para ativar a regra e no menu de contexto, definir o número de registos que não deseja exceder.
  2. Assinale a caixa A hora de registo é anterior a para permitir ativar a regra e determinar o período de tempo durante o qual pretende guardar os registos.
  3. Clique em Aplicar para guardar as suas definições.

Para Utilizadores Avançados

Se desejar saber mais acerca da forma como funciona a Cloud Station Server para manter os seus dados seguros e sincronizados, consulte o Synology Cloud Station White Paper.

Utilização de espaço de armazenamento:

A Cloud Station Server mantém um histórico de versões de cada alteração na sua pasta Cloud Station. Se introduzir uma modificação prejudicial ou no caso de o ficheiro ter ficado danificado ou ter sido eliminado por acidente, pode facilmente restaurá-lo numa versão mais antiga. No entanto, requer, pelo menos, uma cópia completa de algum ficheiro específico como versão base do histórico de ficheiros, por isso, as pastas partilhadas selecionadas irão necessitar do dobro do espaço de disco. Apenas os dados diferentes serão guardados entre as diferentes versões do histórico de ficheiros.

Nota:

Quais as propriedades que estão atualmente sincronizadas?

Plataforma Dados do ficheiro Atributos Mac alargados Bit de execução Hora da última modificação Permissões UNIX Synology ACL Privilégio de pasta partilhada
Windows - - - - -
Mac OSX - - -
Linux - - - -
iOS (DS cloud) - - - - -
Android (DS cloud) - - - - - -
DiskStation (Cloud Station ShareSync)

Ação predefinida para conflitos de ficheiros:

Se dois utilziadoers alterarem o mesmo ficheiro ao mesmo tempo, o Cloud Station Server irá comparar a hora da última modificação dos últimos clientes e retém a versão mais recente.

Nota:

Limitações no EDS14 e SRM: