Cloud Station Client
O Cloud Station é um serviço de partilha de ficheiros que permite a sincronização de ficheiros entre um DiskStation centralizado e vários telemóveis, computadores e dispositivos DiskStation cliente. Para sincronizar os dados sem interrupções entre vários dispositivos DiskStation, é necessário escolher um DiskStation como servidor anfitrião e os restantes DiskStation emparelhados irão funcionar como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os ficheiros com os dispositivos cliente, é necessário instalar o pacote Cloud Station no servidor anfitrião, enquanto que um pacote Cloud Station Client terá de ser instalado em cada DiskStation cliente com o qual pretende efetuar a sincronização.
Criar Novas Ligações
Para sincronizar ficheiros entre os dispositivos DiskStation anfitrião e cliente, é necessário criar primeiro as ligações.
Para criar uma nova ligação:
- Na interface de utilizador Cloud Station Client, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Introduza o endereço IP (ou o QuickConnect ID), nome de utilizador e palavra-passe do DiskStation anfitrião. Os utilizadores do domínio deverão utilizar o nome do domínio/nome de utilizador para iniciar sessão. Os utilizadores LDAP deverão utilizar "nome de utilizador@Base_DN" para iniciar sessão.
- Escolha as pastas partilhadas remotas e locais que pretende sincronizar e, em seguida, assinale Ativar.
Nota:
- Para saber o seu QuickConnect ID, inicie sessão no DSM como admin (ou como utilizador pertencente ao grupo administrators) e, em seguida, aceda a Painel de Controlo > QuickConnect para verificar as informações.
- Se não conseguir ligar-se ao DiskStation anfitrião nem autorizar a ligação com as suas credenciais de utilizador, verifique as suas definições de rede e certifique-se de que o acesso à Cloud Station foi ativado pelo administrador do DSM (em Cloud Station > Privilégios).
- Quando criar ligações, só pode escolher pastas partilhadas como pastas de sincronização locais.
- Um DiskStation anfitrião e cliente só podem ser emparelhados numa configuração. Em cada dispositivo cliente, pode criar várias ligações e todas com diferentes servidores anfitrião mas não pode duplicar as ligações com o mesmo DiskStation anfitrião.
Para modificar a localização da base de dados para armazenar os dados:
Clique no ícone Definições no canto inferior esquerdo para alterar o repositório de sincronização.
Ativar a Ligação Encriptada com SSL
Um certificado pode ser utilizado para proteger a transferência de dados entre os dispositivos DiskStation, e ter um certificado permite que os utilizadores validem a identidade do servidor anfitrião antes de enviarem informações confidenciais. Pode importar um certificado emitido por uma autoridade fidedigna (em Painel de Controlo > Segurança > Certificado) no DSM, permitir uma ligação segura no Cloud Station Client e, em seguida, o sistema irá verificar o certificado fornecido para garantir que a ligação Cloud Station está protegida.
Para ativar a encriptação da transmissão de dados SSL:
- Para novas ligações:
- Na interface de utilizador Cloud Station Client, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Introduza as suas credenciais de utilizador e assinale a caixa de verificação Ativar a encriptação da transmissão de dados SSL.
- Para ligações existentes:
- Selecione a ligação que pretende modificar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir > Editar ligação para modificar.
Nota:
- Se o Cloud Station Client falhar a verificação do certificado SSL, poderá significar que é um certificado auto-assinado não fidedigno ou alguém poderá estar a tentar intercetar a ligação. Aceda a Painel de Controlo > Segurança > Certificado para obter mais informações.
- O Cloud Station Client utiliza RC4 de 128 bits e MD5 para encriptação SSL.
Gerir Ligações
Após a criação com êxito de uma ligação, pode ver as informações da ligação e modificar as tarefas de sincronização.
Para gerir ligações:
- Selecione a ligação que pretende editar a partir da lista de ligações no painel esquerdo.
- No separador Visão Geral, clique em Gerir para efetuar qualquer um dos seguintes procedimentos:
- Colocar a sincronização em pausa: Coloque a sincronização em pausa entre os dispositivos DiskStation anfitrião e cliente.
- Retomar a sincronização: Retome a sincronização entre os dispositivos DiskStation anfitrião e cliente.
- Desligar: Cancele a ligação com o servidor DiskStation anfitrião e remova-o da lista.
Sincronizar Pastas Partilhadas
Pode especificar facilmente quais as pastas partilhadas que pretende sincronizar.
Para gerir e sincronizar pastas partilhadas:
- Selecione a ligação que pretende modificar na lista de ligações do painel esquerdo.
- No separador Partilha, estão listadas todas as pastas partilhadas que podem ser sincronizadas.
- Assinale a caixa de verificação Ativar junto da pasta partilhada que pretende sincronizar e, em seguida, clique no ícone Alterar caminho da pasta para selecionar ou alterar a pasta de sincronização local. Em seguida, clique em OK.
- Clique em Guardar para que as definições tenham efeito.
Nota:
- Não é possível escolher uma pasta partilhada que já tenha sido utilizada como uma pasta de sincronização por outros dispositivos DiskStation anfitrião.
- Se o seu privilégio de acesso para a pasta partilhada for só de leitura, só pode sincronizar ficheiros do DiskStation anfitrião para o DiskStation cliente e as alterações efetuadas no lado do cliente não serão sincronizadas para o servidor anfitrião.
- Não será possível sincronizar pastas partilhadas com permissões de partilha incompatíveis. Aceda a Painel de Controlo > Pasta Partilhada para converter as permissões das pastas partilhadas de origem e destino para Windows ACL.
Sincronizar Definições de Privilégios
Pode sincronizar privilégios de utilizadores de domínio para as pastas partilhadas.
- Clique no separador Partilha, em seguida, clique no ícone Avançadas junto da pasta partilhada à qual pretende aplicar as definições.
- A partir do menu pendente Modo de sincronização de ficheiros, selecione os atributos da pasta partilhada que pretende sincronizar para o DiskStation anfitrião e, em seguida, clique em OK.
- Não se esqueça de assinalar a caixa de verificação Ativar junto desta pasta partilhada e, em seguida, clique em Guardar para que as definições tenham efeito.
Sincronização Seletiva
Pode escolher as pastas que pretende sincronizar e limitar os ficheiros e tipos de ficheiros que não pretende que sejam sincronizados. Também pode definir um limite de tamanho de ficheiro máximo para evitar que os ficheiros determinado tamanho de ficheiro sejam sincronizados.
- Clique no separador Partilha, em seguida, clique no ícone Avançadas junto da pasta partilhada à qual pretende aplicar as definições.
- No separador Pasta, marque as caixas perto das pastas e das subpastas que pretende sincronizar.
- No separador Filtro do Ficheiro, pode fazer o seguinte:
- Filtrar por tamanho de ficheiro: Na caixa perto de Não sincronizar ficheiros superiores a, introduza o tamanho do ficheiro entre 1~10240 (MB).
- Filtrar por tipo de ficheiro: Desmarque os tipos de ficheiro que não quer sincronizar. Também pode inserir nomes do ficheiro ou extensões de ficheiro na caixa abaixo e clicar Adicionar. Qualquer ficheiro com o nome de ficheiro ou tipo de ficheiro designado não será sincronizado para este computador.
- Clique OK e depois Guardar para aplicar as suas definições
Nota:
- Se o DiskStation cliente não estiver no mesmo grupo de domínio do DiskStation anfitrião com o qual efetuou o emparelhamento, as definições de privilégios não serão sincronizadas mesmo que esta opção tenha sido ativada.
- Os ficheiros não serão sincronizados pela Cloud Station nas seguintes circunstâncias:
- Quando o tamanho do ficheiro exceder os 10 GB.
- Quando o caminho da pasta ou ficheiro contiver os seguintes caracteres: *: ? \ / " < > |
- Quando o tipo de ficheiro for qualquer um dos seguintes: .tmp .temp .swp .lnk
- Quando o nome do ficheiro começar por qualquer um dos seguintes: ._ ~
- Quando o nome do ficheiro for ou contiver qualquer um dos seguintes: .ds_store desktop.ini @eadir thumbs.db
- O nome da pasta for #recycle.
- Quando o caminho da pasta ou do ficheiro for superior a 247 caracteres.
- Quando o nome do ficheiro for superior a 255 caracteres.
- Quando configura os nomes de ficheiros que não pretende sincronizar, no Windows se um nome de ficheiro está em maiúsculas e outro tiver o mesmo nome em minúsculas, será considerado o mesmo nome de ficheiro (por ex. A.txt e a.txt)orém, nos sistemas Linux e Mac são considerados nomes de ficheiro diferentes.