Cloud Station Client
O Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivo que permite que você sincronize arquivos entre um DiskStation centralizado e vários dispositivos DiskStation clientes, computadores e celulares. Para sincronizar perfeitamente seus dados entre diversos dispositivos DiskStation, um DiskStation deve ser escolhido como o servidor host e o restante dos DiskStation emparelhados atuarão como dispositivos clientes. Antes de sincronizar arquivos com os dispositivos clientes, o pacote Cloud Station precisa estar instalado no servidor host, enquanto o pacote do Cloud Station Client precisa estar instalado em cada DiskStation cliente com o qual deseja sincronizar.
Criar novas conexões
Para sincronizar arquivos entre o host e os dispositivos DiskStation clientes, você precisa primeiro criar as conexões.
Para criar uma nova conexão:
- Na interface do usuário do Cloud Station Client, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Insira o endereço IP (ou o QuickConnect ID), nome de usuário e senha de seu DiskStation host. Para usuários de domínio, use seu nome de domínio/nome de usuário para fazer logon. Para usuários LDAP, use "username@Base_DN" para fazer logon.
- Selecione as pastas locais e remotas compartilhadas que deseja sincronizar e marque Habilitar.
Observação:
- Para encontrar seu QuickConnect ID, faça login no DSM como admin (ou um usuário pertencente ao grupo administrators) e vá para Painel de Controle > QuickConnect para verificar as informações.
- Se você não conseguir se conectar ao DiskStation host ou autorizar a conexão com suas credenciais de usuário, verifique suas configurações de rede e certifique-se de que seu acesso ao Cloud Station foi habilitado pelo administrador do DSM (em Cloud Station > Privilégios).
- Durante a criação de conexões, somente pastas compartilhadas podem ser selecionadas como pastas de sincronização locais.
- Um DiskStation host e um cliente só podem ser emparelhados em uma configuração. Em cada dispositivo cliente, é possível criar várias conexões com servidores host diferentes, mas não duplicar conexões com o mesmo DiskStation host.
Para modificar a localização do banco de dados para armazenamento de dados:
Clique no ícone Configurações no canto inferior esquerdo para alterar seu repositório de sincronização.
Habilitar conexão criptografada SSL
Um certificado pode ser usado para proteger a transferência de dados entre seus dispositivos DiskStation, e ter um certificado permite aos usuários validar a identidade do servidor host antes de enviar qualquer informação confidencial. Você pode importar um certificado emitido por uma autoridade confiável (em Painel de Controle > Segurança > Certificado) em seu DSM, habilitar a conexão segura no Cloud Station Client e então o sistema verificará o referido certificado para assegurar que sua conexão Cloud Station está protegida.
Para habilitar a criptografia de transmissão de dados SSL:
- Para conexões novas:
- Na interface do usuário do Cloud Station Client, clique no ícone Criar no canto inferior esquerdo para iniciar o assistente.
- Insira suas credenciais de usuário e marque a caixa de verificação Habilitar criptografia de transmissão de dados SSL.
- Para conexões existentes:
- Selecione a conexão que deseja modificar da lista de conexões no painel esquerdo.
- Na guia Visão geral, clique em Gerenciar > Editar conexão para modificar.
Observação:
- Se o Cloud Station Client falhar ao verificar o certificado SSL, isso pode significar que o certificado é autoassinado e não confiável ou alguém pode estar tentando interceptar sua conexão. Vá para Painel de Controle > Segurança > Certificado para obter mais informações.
- O Cloud Station Client usa RC4 de 128 bits e MD5 para criptografia SSL.
Gerenciar conexões
Depois que uma conexão for criada com sucesso, você poderá visualizar as informações da conexão e modificar as tarefas de sincronização.
Para gerenciar conexões:
- Selecione a conexão que você deseja editar na lista de conexões no painel esquerdo.
- Na guia Visão Geral, clique em Gerenciar para executar um dos seguintes procedimentos:
- Pausar sincronização: Pausa a sincronização entre seus dispositivos DiskStation host e cliente.
- Retomar sincronização: Retoma a sincronização entre seus dispositivos DiskStation host e cliente.
- Desvincular: Cancela a conexão com o servidor do DiskStation host e o remove da lista.
Sincronizar Pastas Compartilhadas
Você pode facilmente especificar quais pastas compartilhadas deseja sincronizar.
Para gerenciar e sincronizar pastas compartilhadas:
- Selecione a conexão que deseja modificar da lista de conexões no painel esquerdo.
- Na guia Compartilhamento, todas as pastas compartilhadas que podem ser sincronizadas são listadas aqui.
- Marque a caixa de seleção Habilitar ao lado da pasta compartilhada que deseja sincronizar e clique no ícone Alterar caminho da pasta para selecionar ou alterar a pasta de sincronização local. Em seguida, clique em OK.
- Clique em Salvar para que as configurações entrem em vigor.
Observação:
- Você não pode selecionar uma pasta compartilhada que já foi usada como pasta de sincronização por outros dispositivos DiskStation host.
- Se o seu privilégio de acesso para a pasta compartilhada for somente leitura, você só poderá sincronizar arquivos do DiskStation host para seu DiskStation cliente, e as alterações feitas no lado do cliente não serão sincronizadas de volta.
- Você não será capaz de sincronizar pastas compartilhadas que têm permissões de compartilhamento incompatíveis. Vá até Painel de controle > Pasta compartilhada para converter as permissões de pastas compartilhadas de origem e destino para o ACL do Windows.
Sincronização de configurações de privilégios
Você pode sincronizar os privilégios dos usuários do domínio para as pastas compartilhadas.
- Clique na guia Compartilhamento e clique no ícone Avançado ao lado da pasta compartilhada à qual você deseja aplicar as configurações.
- No menu suspenso Modo de sincronização de arquivos, selecione os atributos da pasta compartilhada que você deseja sincronizar com o seu DiskStation host e clique em OK.
- Lembre-se de marcar a caixa de seleção Habilitar ao lado dessa pasta compartilhada e clique em Salvar para que as configurações tenham efeito.
Sincronização seletiva
Você pode selecionar as pastas que deseja sincronizar e limitar os arquivos e tipos de arquivos que não quer que sejam sincronizados. Você também pode definir um limite máximo de tamanho de arquivo para impedir que arquivos acima de um determinado tamanho sejam sincronizados.
- Clique na guia Compartilhamento e clique no ícone Avançado ao lado da pasta compartilhada à qual você deseja aplicar as configurações.
- Na guia Pasta, marque as caixas ao lado das pastas e subpastas que deseja sincronizar.
- Na guia Filtro de arquivos você pode fazer o seguinte:
- Filtrar por tamanho de arquivo: Na caixa ao lado de Não sincronizar arquivos acima de, digite um tamanho de arquivo entre 1~10240 (MB).
- Filtrar por tipo de arquivo: Desmarque os tipos de arquivos que você não deseja sincronizar. Você também pode digitar nomes de arquivos ou extensões de arquivo na caixa abaixo e clicar em Adicionar. Qualquer arquivo com o nome de arquivo ou tipo de arquivo designado não será sincronizado nesse computador.
- Clique em OK e em Salvar para aplicar as configurações
Observação:
- Se o DiskStation cliente não estiver no mesmo grupo de domínio que o DiskStation host do emparelhamento, as configurações de privilégio não serão sincronizadas, mesmo que essa opção tenha sido ativada.
- O arquivos não serão sincronizados pelo Cloud Station devido às seguintes circunstâncias:
- O arquivo for maior que 10 GB.
- O caminho da pasta ou do arquivo estiver com os seguintes caracteres: *: ? \ / " < > |
- O tipo de arquivo for um dos seguintes: .tmp .temp .swp .lnk
- O nome do arquivo começar com um dos seguintes caracteres: ._ ~
- O nome do arquivo for ou contiver um dos seguintes caracteres: .ds_store desktop.ini @eadir thumbs.db
- O nome da pasta for #recycle.
- O caminho da pasta ou do arquivo tiver mais que 247 caracteres.
- O nome do arquivo é maior que 255 caracteres.
- Ao configurar os nomes dos arquivos que você não deseja sincronizar no Windows, se o nome do arquivo estiver em letras maiúsculas e outro arquivo tiver o mesmo nome em letras minúsculas, eles serão considerados o mesmo nome de arquivo (por exemplo, A.txt e a.txt), mas em sistemas Linux e Mac eles serão considerados nomes de arquivo diferentes.