Cloud Station
O Cloud Station é um serviço de partilha de ficheiros que permite a sincronização de ficheiros entre um DiskStation centralizado e vários dispositivos DiskStation, telemóveis e computadores cliente. Para sincronizar os dados sem interrupções entre estes dispositivos, é necessário escolher um DiskStation como servidor anfitrião e os restantes computadores emparelhados, dispositivos móveis e DiskStation irão funcionar como dispositivos cliente. Antes de sincronizar os ficheiros com os dispositivos cliente, é necessário instalar o pacote Cloud Station no servidor anfitrião, enquanto que um pacote cliente terá de ser instalado em cada dispositivo cliente com o qual pretende efectuar a sincronização.
Nota:
- É necessário instalar uma aplicação cliente (Cloud Station para computadores cliente, disponível no Centro de Transferências da Synology) em computadores cliente antes de sincronizar ficheiros entre DiskStation e os computadores locais.
- É necessário instalar o Cloud Station Client (disponível no Centro de Pacotes) em cada dispositivo DiskStation com o qual pretende emparelhar para sincronizar os ficheiros entre este DiskStation anfitrião e outros dispositivos DiskStation cliente. Este pacote pode ser instalado num ou em vários dispositivos DiskStation cliente de acordo com as suas necessidades.
- A aplicação DS cloud da Synology é necessária para sincronizar ficheiros entre DiskStation e os dispositivos móveis. O DS cloud pode ser transferido gratuitamente.
Activar a Cloud Station
Quando a Cloud Station é activada, e se tiver activado o serviço QuickConnect, pode ver o seu QuickConnect ID na página de visão geral. Os computadores cliente, DiskStation e os dispositivos móveis podem utilizar estas informações para criar as ligações.
Nota:
-
O QuickConnect é um serviço de reencaminhamento que o ajuda a configurar facilmente a sincronização da Cloud Station sem configurar regras de reencaminhamento de portas para DiskStation. Para instruções detalhadas, aceda a Painel de Controlo > QuickConnect e, em seguida, clique no botão Ajuda no canto superior direito.
-
Para melhor desempenho de sincronização, recomendamos que active o reencaminhamento da porta TCP 6690 para o seu router e DiskStation. Para mais informações, aceda a Painel de Controlo > Configuração do Router e, em seguida, clique no botão Ajuda no canto superior direito.
Gerir Privilégios do Utilizador
Clique em Privilégios para especificar quais os utilizadores que podem aceder ao serviço Cloud Station. Utilizadores com autorização têm os seguintes privilégios:
- Sincronizar ficheiros com DiskStation
- Iniciar a Cloud Station no Menu Principal do DSM
Para permitir acesso de utilizadores DSM ao serviço Cloud Station:
-
Utilize o campo de pesquisa no canto superior direito da Cloud Station para encontrar os seus utilizadores.
- Assinale as caixas de verificação para os utilizadores a autorizar e, em seguida, clique em Guardar.
- Se DiskStation estiver num serviço de directório como um domínio Windows ou cliente LDAP, pode activar ou desactivar os privilégios de acesso de utilizadores de domínio/LDAP aos serviços Cloud Station através de Gestão em Lote.
Nota:
-
Só os utilizadores que pertencem ao grupo administrators podem gerir os privilégios de utilizador.
-
Se o estado de um utilizador for Desactivado, não lhe é permitido activar o acesso do utilizador à Cloud Station. Para activar o utilizador, vá para Painel de Controlo > Utilizador.
Gerir Partilha de Cloud Station
Clique em Partilha para activar/desactivar a funcionalidade de partilha da Cloud Station para pastas partilhadas. Se uma pasta partilhada for activada, os utilizadores com privilégios de leitura/escrita podem sincronizar ficheiros na pasta.
Para activar a funcionalidade de partilha:
-
Utilize o campo de pesquisa no canto superior direito da Cloud Station para encontrar pastas partilhadas.
-
Assinale as caixas de verificação junto das pastas partilhadas que pretende activar e clique em Guardar.
Nota:
- A partilha de Cloud Station está disponível apenas para pastas partilhadas locais do DSM.
- Só os utilizadores que pertencem ao grupo administrators podem gerir a funcionalidade de partilha.
- Só os utilizadores com privilégios de leitura/escrita para uma pasta partilhada podem sincronizar ficheiros na pasta de e para o servidor. Se os utilizadores tiverem apenas privilégios só de leitura para a pasta partilhada seleccionada, só podem sincronizar ficheiros do servidor anfitrião para os respectivos dispositivos cliente, e as alterações efectuadas no lado do cliente não serão sincronizadas. Para configurar os privilégios de leitura/escrita de uma pasta partilhada, vá para Painel de Controlo > Pasta Partilhada.
- Não encripte a pasta partilhada que está prestes a sincronizar ou monte as pastas remotas e unidades virtuais na mesma.
- Quando activar a sincronização de pastas partilhadas na Cloud Station, as definições de privilégios ACL ou Unix não serão aplicadas. Por outras palavras, enquanto as credenciais de início de sessão utilizadas no cliente Cloud Station tiverem permissões de Leitura/Escrita para a pasta partilhada, todos os ficheiros serão sincronizados.
- Ficheiros com mais de 10 GB não serão sincronizados.
Gerir Ligações de Clientes
Clique em Lista de Clientes para ver a lista de computadores cliente configurados para sincronizar ficheiros com DiskStation utilizando o serviço Cloud Station. Pode ver o nome do computador cliente, o nome de utilizador do DSM utilizado para a autorização do serviço, endereço IP, estado da sincronização e a hora de início da sincronização de ficheiros entre DiskStation e o cliente.
Para gerir as ligações de clientes, efectue um dos seguintes procedimentos:
-
Clique em Actualizar para actualizar a lista.
-
Seleccione um cliente da lista e, em seguida, clique em Desassociar para parar a ligação do cliente.
Nota:
-
Os clientes desassociados terão de reconfigurar a ligação ao serviço Cloud Station antes de poderem sincronizar novamente com DiskStation.
-
Os utilizadores do DSM sem privilégios administrativos apenas podem gerir as respectivas ligações.
Gerir Ficheiros da Cloud Station com File Station
Os ficheiros da Cloud Station são guardados na sua pasta home/CloudStation ou pastas partilhadas que têm a Partilha de Cloud Station (Só os utilizadores do DSM com privilégios administrativos podem gerir Ficheiros da Cloud Station de pastas partilhadas). Pode pesquisar e transferir ficheiros da Cloud Station (ou as versões anteriores) com File Station.
Para gerir ficheiros da Cloud Station:
- Vá para File Station e, em seguida, pesquise até home/CloudStation ou pastas partilhadas.
- Clique com o botão direito do rato no ficheiro e escolha Pesquisar versões anteriores. Aqui pode ver e transferir as versões anteriores do ficheiro.
Gerir Ficheiros no Histórico de Versões
Clique em Histórico de Versões para ver e gerir as versões anteriores dos ficheiros modificados ou eliminados na sincronização da Cloud Station e pastas partilhadas.
Para gerir ficheiros da Cloud Station:
- No separador Histórico de Versões, seleccione o ficheiro ao qual pretende aplicar a operação.
- Clique em Acção e escolha qualquer uma das seguintes opções a partir do menu pendente:
-
Pesquisar versões anteriores: Ver e transferir versões anteriores deste ficheiro escolhido.
- Transferir: Transferir este ficheiro eliminado. Tenha em atenção que só é possível transferir os ficheiros que já foram eliminados.
-
Restaurar: Recuperar a última versão modificada deste ficheiro eliminado.
-
Eliminar permanentemente: Eliminar este ficheiro do histórico de versões. Tenha em atenção que o ficheiro será permanentemente removido e não pode ser recuperado.
Para remover todos os ficheiros eliminados:
Para eliminar todos os ficheiros e versões anteriores, seleccione Eliminar tudo no menu pendente Acção. Tenha em atenção que não poderá recuperar os ficheiros eliminados permanentemente. Continue com precaução.
Definições
A Cloud Station guarda as versões históricas de cada ficheiro modificado. Sempre que modificar um ficheiro, é criada uma versão de cópia de segurança, caso cometa erros ou pretenda reverter para uma versão anterior. No painel Definições, pode especificar o número máximo de versões a guardar para cada ficheiro. Se pretender manter mais versões de cada ficheiro, aumente este número. No entanto, se pretender reduzir o consumo de armazenamento, reduza este número.
Para especificar a localização da base de dados:
- Seleccione um volume no menu pendente Localização da Base de Dados.
- Clique no botão Aplicar para guardar as definições.
Para Utilizadores Avançados
Para compreender como a Cloud Station funciona e assegurar que os seus ficheiros e pastas são sincronizados correctamente, tente ler o seguinte.
Utilização de espaço de armazenamento:
A Cloud Station mantém um histórico de versões de cada alteração na sua pasta Cloud Station. Por isso, mesmo que tenha guardado uma má alteração, ou o ficheiro tenha sido danificado ou eliminado, pode restaurar o ficheiro para uma versão anterior com apenas alguns cliques. No entanto, requer, pelo menos, uma cópia completa de algum ficheiro específico como versão base do histórico de ficheiros, por isso, as partilhas seleccionadas irão duplicar o espaço necessário. Apenas os dados diferentes serão guardados entre as diferentes versões do histórico de ficheiros.
Será sincronizada a seguinte metadata:
- Permissões de execução UNIX.
- Hora da última modificação.
- Atributos expandidos de Mac.
- Windows ACL.
Não será sincronizada a seguinte metadata:
- Permissões de escrita e leitura UNIX.
Acção predefinida para uma cópia em conflito:
Se duas pessoas alterarem o mesmo ficheiro ao mesmo tempo, a Cloud Station mantém ambos os ficheiros alterados e um deles será renomeado e complementado com o nome do computador, data/hora do conflito e razão do conflito.
Nota:
- Só utilizadores que pertençam ao grupo administrators podem ver e modificar as definições acima.
- As definições do número máximo de versões são aplicadas da próxima vez que um ficheiro for modificado.
Limitações em EDS14:
- A Cloud Station só suporta discos rígidos externos ou unidades USB formatadas em EXT4 com capacidade superior a 4GB.
- A sincronização da pasta partilhada não é suportada.
- As definições da localização da base de dados não são alteráveis.