Cloud Station
Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivos que permite sincronizar arquivos entre o DiskStation, diversos computadores de clientes e seus dispositivos móveis.
Observação:
- É necessário instalar uma aplicação de cliente (Cloud Station para cliente de computador, disponível na Synology's Central de download) nos computadores dos clientes antes da sincronização dos arquivos com DiskStation.
- É necessário instalar o aplicativo DS cloud da Synology para sincronizar os arquivos entre DiskStation e seus dispositivos móveis. A DS cloud pode ser baixada gratuitamente.
Ativar Cloud Station
Para ativar o Cloud Station em DiskStation, clique em ir para painel Cloud Station, selecione a caixa Ativar Cloud Station e em seguida clique em Aplicar.
Quando o Cloud Station está ativado, e se você tiver ativado o serviço QuickConnect, você pode ver seu ID QuickConnect e seu status na seção Informações sobre QuickConnect. Os computadores do cliente podem usar informação para autorização antes de sincronizar os arquivos com DiskStation.
Observação:
-
QuickConnect é um serviço de retransmissão que pode ajudá-lo a estabelecer a sincronização do Cloud Station de forma fácil sem configurar regras de encaminhamento de porta para o seu DiskStation. Para instruções detalhadas, vá em Menu Principal > Painel de controle > QuickConnect e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
-
Para um desempenho melhor da sincronização, recomenda-se ativar o encaminhamento de porta no TCP porta 6690 para o seu roteador e DiskStation. Para mais informações, vá em Menu Principal > Painel de controle > Configurações de roteador e clique no botão Ajuda no canto superior direito.
Administrar privilégios de usuários
Clique em Privilégios para especificar quais usuários podem acessar o serviço Cloud Station. Os usuários autorizados têm os seguintes privilégios:
-
Usar seus computadores para sincronizar arquivos com o DiskStation
-
Iniciar o Cloud Station no Menu principal do DSM
Para permitir o acesso do usuário do DSM ao serviço Cloud Station:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para encontrar seus usuários.
- Marque as caixas de seleção para os usuários que deseja dar permissão e clique em Salvar.
- Se seu DiskStation está ligado a um serviço de diretório como um domínio Windows ou cliente LDAP, você pode ativar ou desativar os privilégios de acesso do usuário ao domínio/LDAP aos serviços Cloud Station através do Gerenciamento de lote.
Observação:
-
Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem gerenciar os privilégios dos usuário.
-
Se o status de um usuário está Desativado, você não tem permissão de ativar o acesso do usuário ao Cloud Station. Para ativar o usuário, vá em Menu principal > Painel de controle > Usuário.
Gerenciar compartilhamento do Cloud Station
Clique em Compartilhar para ativar/desativar o recurso de compartilhamento do Cloud Station para pastas compartilhadas. Se uma pasta compartilhada está ativada, os usuários que têm privilégios de leitura/gravação podem sincronizar os arquivos dentro dela.
Para ativar o recurso de compartilhamento:
-
Use o campo de pesquisa no canto superior direito do Cloud Station para encontrar as pastas compartilhadas.
-
Marque as caixas de seleção ao lado das pastas compartilhadas que deseja ativar e clique em Salvar.
Observação:
-
O compartilhamento no Cloud Station está disponível somente para pastas compartilhadas no DSM local.
-
Apenas usuários pertencem ao grupo administrators podem gerenciar o recurso de compartilhamento.
-
Somente os usuários que têm privilégios de leitura/gravação para uma pasta compartilhada podem sincronizar os arquivos dentro dela. Para configurar os privilégios de leitura/gravação de uma pasta compartilhada, vá em Menu principal > Painel de controle > Pasta compartilhada.
- Não criptografe a pasta compartilhada que você está prestes a sincronizar nem monte pastas remotas e unidades virtuais nela.
- Ao ativar a sincronização da pasta compartilhada no Cloud Station, as configuração de privilégio do ACL ou Unix não serão aplicadas. Em outras palavras, contanto que a credencial de login usada no cliente Cloud Station tenha permissões de leitura/gravação para a pasta compartilhada, todos os arquivos dentro dela serão sincronizados.
Gerenciar conexões de clientes
Clique em Lista de cliente para ver a lista de computadores de clientes que tenham sido configurados para sincronizar arquivos com o DiskStation usando o serviço Cloud Station. Você pode ver o nome do computador do cliente, o nome de usuário do DSM usado para a autorização do serviço, o endereço IP, o status de sincronização e o horário de início da sincronização do arquivo entre DiskStation e o cliente.
Para gerenciar as conexões dos clientes, faça um dos seguintes:
-
Clique em Atualizar para atualizar a lista.
-
Selecione um cliente na lista e clique em Desvincular para parar a conexão do cliente.
Observação:
-
Clientes desvinculados precisarão reconfigurar sua conexão com o serviço Cloud Station antes de conseguirem sincronizar com o seu DiskStation novamente.
-
Usuários DSM sem privilégios administrativos podem gerenciar apenas suas próprias conexões.
Gerenciar arquivos Cloud Station com File Station
Os arquivos Cloud Station estão salvos na sua pasta início/CloudStation ou pastas compartilhadas que tenham o Compartilhamento Cloud Station (somente os usuários DSM com privilégios administrativos podem gerenciar os arquivos ou pastas compartilhadas Cloud Station). Você pode procurar e baixar os arquivos Cloud Station (ou suas versões anteriores) com o File Station.
Para gerenciar os arquivos Cloud Station:
-
Vá em Menu principal > File Station e vá até início/CloudStation ou pastas compartilhadas.
-
Clique no arquivo com o botão direito e escolha Procurar versões anteriores. Aqui é possível ver e baixar as versões anteriores do arquivo.
Gerenciar arquivos excluídos
Clique em Lixeira no painel à esquerda para gerenciar os arquivos Cloud Station excluídos. Somente usuários DSM como privilégios administrativos podem gerenciar os arquivos excluídos das pastas compartilhadas.
Para gerenciar os arquivos excluídos na lixeira:
-
Se você é o usuário DSM com privilégios administrativos, selecione o destino da lixeira (Cloud Station ou pastas compartilhadas).
-
Selecione o arquivo que deseja gerenciar.
-
Escolha qualquer um dos seguintes no menu suspenso Ação:
-
Procurar versões anteriores: veja e baixe as versões anteriores do arquivo:
-
Baixar: baixe o arquivo excluído.
-
Excluir permanentemente: excluir o arquivo da lixeira.
Para excluir todos os arquivos na lixeira:
Para excluir todos os arquivos e todas as versões anteriores, selecione Excluir todos no menu suspenso Ação. Observe que não será possível recuperar os arquivos que foram excluídos permanentemente. Aja com cuidado.
Configurações
O Cloud Station salva as versões históricas de cada arquivo modificado. Cada vez que um arquivo é modificado, é criada uma versão em backup, caso você cometa erros ou deseje restaurar para uma versão mais antiga. No painel Configurações, você pode especificar o número máximo de versões para salvar cada arquivo. Se você deseja manter mais versões de cada arquivo, estabeleça um número maior. Entretanto, se deseja reduzir o consumo de armazenamento, dever ser estabelecido um número menor.
Para especificar o local do banco de dados:
- Selecione um volume no menu suspenso Local do banco de dados.
- Clique no botão Aplicar para salvar as configurações.
Para Usuários Avançados
Para compreender como o Cloud Station funciona e assegurar que seus arquivos e pastas sejam sincronizados corretamente, leia as informações a seguir:
Uso do espaço de armazenamento:
O Cloud Station mantém um histórico de versões antigas de todas as alterações na pasta do Cloud Station. Dessa forma, mesmo que uma alteração errada tenha sido salva, ou mesmo se o arquivo foi danificado ou excluído, é possível restaurar o arquivo para uma versão anterior com apenas alguns cliques. No entanto, é preciso ter pelo menos uma cópia completa do arquivo como versão base do histórico de arquivos, por isso os compartilhamentos selecionados vão dobrar o espaço em disco necessário. Apenas os dados diferenciais serão mantidos entre as diferentes versões históricas do arquivo.
A metadata a seguir será sincronizada:
- Permissões de execução UNIX.
- Data da última modificação.
- Atributos estendidos do Mac.
A metadata a seguir não será sincronizada:
- Permissões de leitura e gravação UNIX.
- ACL do Windows.
Ação padrão para cópias com conflito:
Se duas pessoas alterarem o mesmo arquivo ao mesmo tempo, o Cloud Station manterá os dois arquivos alterados e um deles será renomeado e terá o nome do computador, data/hora do conflito e motivo do conflito anexados ao nome do arquivo.
Observação:
- Apenas usuários que pertencem ao grupo administrators podem visualizar e modificar as configurações acima.
- As configurações de número máximo de versões são aplicadas na próxima vez que o arquivo for modificado.
Limitações do EDS14:
- O Cloud Station suporta apenas discos rígidos externos ou unidades USB em formato EXT4 com capacidade maior que 4 GB.
- A sincronização de pastas compartilhadas não é suportada.
- As configurações do local do banco de dados não podem ser alteradas.