Configurar Cluster
Este artigo faculta os passos e informação relativos com a configuração de um Cluster Escalável do CIFS Synology.
Antes de Começar
Consulte as seguintes notas:
- Só alguns modelos Synology NAS suportam a funcionalidade Cluster Escalável do CIFS.
- Todos os servidores que serão incluídos no cluster têm de estar associados ao Anfitrião CMS em CMS > Servidor > Adicionar.
Configurar o Cluster Escalável do CIFS
Após a associação de todos os servidores ao Anfitrião CMS, pode seguir as instruções abaixo para configurar o Cluster Escalável do CIFS.
Para configurar um novo cluster:
- Vá para CMS > Visão Geral do Cluster e clique em Definições de Cluster.
- Aparece um assistente de configuração solicitando que conclua os seguintes passos:
- Criar Volume de Cluster: Crie um volume de cluster nos servidores de armazenamento para armazenar dados.
- Seleccionar Servidor de Computação: Os servidores de computação são utilizados para processar pedidos de acesso a ficheiros emitidos pelos clientes. Todos os servidores têm de pertencer ao mesmo domínio/LDAP, deste modo, necessita de introduzir o endereço e as credenciais de início de sessão do servidor de domínio/LDAP. Se não tiver um servidor de domínio/LDAP, pode transferir e instalar o pacote Directory Server da Synology para configurar o seu servidor LDAP.
- Configurar Serviço CIFS em Cluster: Pode aceder ao serviço CIFS em cluster através de um nome NetBIOS unificado ou endereço IP do servidor CIFS à sua escolha.
- Criar Partilha de Cluster: Crie uma pasta partilhada na parte superior do volume de cluster para organizar e partilhar dados.
Activação Após Falha do Servidor de Computação
Se um servidor de computação encontrar um erro ou tiver uma avaria, outro servidor de computação disponível deve tomar conta do serviço CIFS, para evitar que o serviço fique sem funcionar. Este processo chama-se "activação após falha".
Para permitir a activação após falha para servidores de computação, deve configurar a opção Endereço IP do Serviço CIFS do Cluster. Quando activado, se um servidor de computação encontrar ou erro ou tiver uma avaria, as sessões de serviço que foram acedidas através do Endereço IP do Serviço Cluster devem ser redireccionadas para outro servidor de computação disponível, fornecendo activação após falha e reduzindo o tempo de paragem do serviço.
Para configurar o Endereço IP do Serviço CIFS do Cluster:
- Vá para CMS > Visão Geral do Cluster > Configurações do Cluster > Configurar Serviço CIFS do Cluster. De seguida, clique em Seguinte.
- Marque a caixa com a indicação Activar endereços IP do serviço CIFS do cluster para balanceamento de carga.
- Clique Adicionar para adicionar um número de endereços IP apropriado, dependendo do número de servidores de computação.
- Insira o endereço IP pretendido e a máscara de sub-rede.
- Depois de completar o assistente de configuração, deve poder aceder ao serviço CIFS do cluster através do Endereço IP do serviço CIFS do cluster.
Balanceamento de Carga do Servidor de Computação
Quando o cluster estiver em execução, recomendamos a configuração do balanceamento de carga para os servidores de computação. Uma vez que todos os servidores de computação processam o serviço CIFS em simultâneo, o balanceamento de carga é necessário para distribuir os pedidos de acesso a ficheiros em todos os servidores de computação. Existem dois tipos de balanceamento de carga:
- Balanceamento de Carga por Nome NetBIOS: Com este método, quando um cliente utiliza o nome NetBIOS para aceder a uma partilha de cluster, um dos servidores de computação responde aleatoriamente ao pedido, efectuando o balanceamento de carga da ligação entre todos os servidores de computação.
- Balanceamento de Carga por DNS Round Robin: O DNS Round robin distribui a carga de ligação dos servidores de computação direccionando os pedidos para os servidores de computação de acordo com uma sequência de rotação. Com o DNS round robin, cada pedido é direccionado para um servidor de computação diferente, distribuindo toda a carga de ligação entre os servidores.
O Round robin pode ser configurado no servidor DNS no seu ambiente. Se não tiver um servidor DNS no seu ambiente, pode instalar o pacote DNS Server da Synology e configurar o registo de recurso DNS.
Para configurar o DNS round robin:
- Instale e configure o DNS Server de acordo com este tutorial.
- Vá para a página Zonas, seleccione uma zona master e clique em Editar > Registo de Recursos.
- Clique em Criar > Tipo A. Insira um nome de anfitrião (por ex. se o nome do seu cluster e FQDN for [O seu nome de anfitrião].[O seu nome de domínio], então o nome de anfitrião é cluster.synology.com). Insira então o endereço IP de um dos seus servidores de computação ou o Endereço IP do Serviço do Cluster.
- Repita o passo acima até que todos os servidores de computação estejam incluídos no registo A. Tenha em atenção que o nome de anfitrião tem de ser idêntico para cada registo A dos servidores de computação.
- Aponte o computador para o servidor DNS configurado recentemente. Deverá ser possível aceder ao servidor CIFS em cluster utilizando o FQDN (por exemplo, cluster.synology.com).
Expandir o Cluster Existente com o Novo Synology NAS
De modo a aumentar o recurso computacional e de armazenamento do cluster, pode querer expandir o cluster ao adicionar servidores extra. Pode rápida e facilmente adicionar novos servidores a um cluster existente ao seguir as instruções abaixo.
Para expandir o cluster com servidores Synology NAS desinstalados:
- Vá para CMS > Servidor > Adicionar.
- Seleccione Expandir cluster existente com novos servidores.
- Siga as instruções do assistente para concluir.