Cluster Escalável do CIFS
O Cluster Escalável do CIFS da Synology permite criar uma unidade de armazenamento em cluster ao agregar os recursos computacionais e de armazenamento de vários servidores Synology NAS. Um Cluster Escalável do CIFS implementa a arquitectura de escalonamento a pedido, permitindo que a capacidade de armazenamento seja expandida linearmente quando adicionar mais servidores ao cluster.
Numa configuração do cluster, os servidores Synology NAS podem ser designados para assumirem as seguintes funções -- Servidor de Armazenamento ou Servidor de Computação. Os servidores de armazenamento fornecem discos rígidos para o espaço de armazenamento do cluster. Os servidores de computação processam e distribuem pedidos de acesso a ficheiros, deste modo, aumentam os dados do cluster. O mesmo servidor pode ser designado como servidor de computação e servidor de armazenamento ao mesmo tempo.
Explicação dos Termos
- Volume de Cluster: Um volume de cluster é um agrupamento de armazenamento de dados agregados com 1 a 12 servidores Synology NAS. Cada servidor fornece discos rígidos específicos, os quais estão configurados num esquema RAID 1/5/6 e constituem as unidades de armazenamento do volume de cluster. Só os discos rígidos não utilizados é que podem ser utilizados para criar um volume de cluster.
- Unidade de Armazenamento: Uma unidade de armazenamento é constituída por discos rígidos configurados em RAID/1/5/6 num servidor de armazenamento. As unidades de armazenamento constituem um volume de cluster.
- Partilha de Cluster: Uma partilha de cluster é uma pasta partilhada que é criada num volume de cluster para organizar e partilhar dados. Uma partilha de cluster pode ser acedida por utilizadores através do protocolo CIFS.
- Servidor de Armazenamento: Um servidor de armazenamento é um servidor Synology NAS que fornece discos rígidos específicos para fazerem parte do espaço de armazenamento de um volume de cluster.
- Servidor de Computação: Um servidor de computação é um servidor Synology NAS que fornece energia de computação para processar e distribuir pedidos de acesso a ficheiros para vários servidores de armazenamento. Também fornece o serviço CIFS, permitindo que utilizadores ou aplicações estabeleçam ligação e acedam aos dados. Pode designar 1 a 12 servidores para funcionarem como servidores de computação. O IOPS (Operações de Entrada/Saída por Segundo) do cluster aumenta linearmente de acordo com o número de servidores de computação designados.