Configuração de Clusters
Esse artigo fornece as etapas e informações relacionadas com a criação de um cluster CIFS escalável horizontalmente Synology.
Antes de começar
Consulte as observações a seguir:
- Apenas alguns modelos do Synology NAS suportam o recurso de Cluster CIFS Escalável Horizontalmente.
- Todos os servidores a serem incluídos no cluster devem ser associados ao Host CMS em CMS > Servidor > Adicionar.
Configuração do Cluster CIFS Escalável Horizontalmente
Assim que todos os servidores tiverem se conectado ao host CMS, será possível seguir as instruções abaixo para configurar o cluster CIFS escalável horizontalmente.
Para configurar um novo cluster:
- Vá para CMS > Visão Geral do Cluster e clique em Configurações de Cluster.
- Um assistente do configuração irá aparecer, solicitando que você complete as etapas a seguir:
- Criar Volume de Cluster: Crie um volume de cluster nos servidores de armazenamento para armazenamento de dados.
- Select Computing Server: Servidores computacionais são usados para processamento de solicitações de acesso a arquivos emitidos por clientes. Todos os servidores devem pertencer ao mesmo domínio/LDAP, de forma que seja necessário insetir o endereço e credenciais de login de seu servidor de domínio/LDAP. Se você não tiver um servidor de domínio / LDAP, será possível baixar e instalar o pacote Directory Server da Synology para criar seu próprio servidor LDAP.
- Configuração do Serviço de CIFS Clusterizado: É possível acessar o serviço de CIFS clusterizado por meio de um nome NetBIOS unificado ou o endereço IP de um servidor CIFS de sua escolha.
- Criar Compartilhamento de Cluster: Criar uma pasta compartilhada na parte superior do volume de cluster para organizar e compartilhar dados.
Failover do Servidor de Computação
Se um servidor de computação encontrar um erro ou mau funcionamento, outro servidor de computação disponível deverá assumir o serviço CIFS para evitar paradas de serviço. Esse processo é chamado "failover".
Para ativar o failover de servidores de computação, você deve configurar a opção Endereço IP do Serviço CIFS do cluster. Quando ativado, se um servidor de computação encontrar um erro ou mau funcionamento, as sessões de serviço que são acessadas por meio do Endereço IP de Serviço do Cluster serão redirecionadas para outro servidor de computação disponível, proporcionando, dessa forma, o failover e diminuindo o tempo de inatividade do serviço.
Para configurar o Endereço IP do Serviço CIFS do Cluster:
- Vá para CMS > Visão Geral do Cluster > Configurações de Cluster > Configurar Serviço CIFS Clusterizado. Clique em Avançar.
- Marque a caixa Ativar endereço IP do serviço CIFS do cluster para balanceamento de carga.
- Clique em Adicionar para adicionar uma quantidade adequada de endereços IP, dependendo do número de servidores de computação.
- Digite o endereço IP e a máscara de sub-rede desejada.
- Depois de concluir o assistente de configuração, você poderá acessar o serviço CIFS clusterizado usando o endereço IP do Serviço CIFS de Cluster.
Balanceamento de Carga do Servidor de Computação
Quando o cluster estiver em funcionamento, recomendamos configurar o balanceamento de carga dos servidores de computação. Como todos os servidores de computação manipulam o serviço de CIFS no momento, o balanceamento de carga é necessário para distribuir solicitações de acesso a arquivos entre todos os servidores de computação. Há dois tipos de balanceamento de carga:
- Balanceamento de Carga por Nome NetBIOS: Com esse método, quando um cliente usar o nome NetBIOS para acessar um compartilhamento de cluster, um dos servidores de computação irá responder à solicitação de forma aleatória, balanceando a carga da conexão entre todos os servidores de computação.
- Balanceamento de Carga por DNS de Repetição Aleatória: O DNS de repetição aleatória distribui a carga de conexão dos servidores de computação dirigindo consultas para os servidores de computação de acordo com uma sequência rotativa. Com o DNS de repetição aleatória, cada consulta é direcionada a um servidor de computação diferente, distribuindo a carga de conexão geral entre os servidores.
A repetição aleatória pode ser configurada no servidor DNS em seu ambiente. Se você não tiver um servidor DNS em seu ambiente, será possível instalar o pacote DNS Server da Synology e configurar seu registro de recursos DNS.
Para configurar o DNS de repetição aleatória:
- Instale e configure o DNS Server de acordo com esse tutorial.
- Vá para a página Zonas, selecione uma zona mestre e clique em Editar > Registro de Recursos.
- Clique em Criar > Tipo A. Digite um nome de host (por exemplo, se o seu nome de cluster e FQDN forem [Seu Nome de Host].[Seu Nome de Domínio], o nome do host será cluster.synology.com). Em seguida, digite o endereço IP de um dos servidores de computação o endereço IP do Serviço de Cluster.
- Repita a etapa acima até que todas os servidores de computação estejam incluídos no registro A. Observe que o nome de host deve ser idêntico em todos os registros A para servidores de computação.
- Aponte seu computador para o servidor DNS recém-criado. Deve ser possível acessar o servidor CIFS clusterizado usando o FQDN (por exemplo: cluster.synology.com).
Expandir Cluster Existente com o Novo Synology NAS
Para aumentar o recurso computacional e de armazenamento do cluster, pode ser necessário expandir o cluster adicionando servidores adicionais. Você pode adicionar novos servidores rapidamente e facilmente em um cluster existente seguindo as instruções abaixo.
Para expandir o cluster com servidores Synology NAS desinstalados:
- Vá para CMS > Servidor > Adicionar.
- Selecione Expandir cluster existente com novos servidores.
- Siga as instruções do assistente para finalizar.