Introdução ao Cluster Escalável do CIFS

O Cluster Escalável do CIFS da Synology permite criar uma unidade de armazenamento em cluster ao agregar os recursos computacionais e de armazenamento de vários servidores Synology NAS. Um Cluster Escalável do CIFS implementa a arquitectura de escalonamento a pedido, permitindo que a capacidade de armazenamento seja expandida linearmente quando adicionar mais servidores ao cluster.

Numa configuração do cluster, os servidores Synology NAS podem ser designados para assumirem as seguintes funções -- Servidor de Armazenamento ou Servidor de Computação. Os servidores de armazenamento fornecem discos rígidos para o espaço de armazenamento do cluster. Os servidores de computação processam e distribuem pedidos de acesso a ficheiros, deste modo, aumentam os dados do cluster. O mesmo servidor pode ser designado como servidor de computação e servidor de armazenamento ao mesmo tempo.

Explicação dos Termos

Antes de Começar

Consulte as seguintes notas:

Configurar o Cluster Escalável do CIFS

Após a associação de todos os servidores ao Anfitrião CMS, pode seguir as instruções abaixo para configurar o Cluster Escalável do CIFS.

Para configurar um novo cluster:

  1. Vá para CMS > Visão Geral do Cluster e clique em Definições de Cluster.
  2. Aparece um assistente de configuração solicitando que conclua os seguintes passos:
    1. Criar Volume de Cluster: Crie um volume de cluster nos servidores de armazenamento para armazenar dados.
    2. Seleccionar Servidor de Computação: Os servidores de computação são utilizados para processar pedidos de acesso a ficheiros emitidos pelos clientes. Todos os servidores têm de pertencer ao mesmo domínio/LDAP, deste modo, necessita de introduzir o endereço e as credenciais de início de sessão do servidor de domínio/LDAP. Se não tiver um servidor de domínio/LDAP, pode transferir e instalar o pacote Directory Server da Synology para configurar o seu servidor LDAP.
    3. Configurar Serviço CIFS em Cluster: Pode aceder ao serviço CIFS em cluster através de um nome NetBIOS unificado ou endereço IP do servidor CIFS à sua escolha.
    4. Criar Partilha de Cluster: Crie uma pasta partilhada na parte superior do volume de cluster para organizar e partilhar dados.

Balanceamento de Carga do Servidor de Computação

Quando o cluster estiver em execução, recomendamos a configuração do balanceamento de carga para os servidores de computação. Uma vez que todos os servidores de computação processam o serviço CIFS em simultâneo, o balanceamento de carga é necessário para distribuir os pedidos de acesso a ficheiros em todos os servidores de computação. Existem dois tipos de balanceamento de carga -- Balanceamento de Carga por Nome NetBIOS e Balanceamento de Carga por DNS Round Robin.

Balanceamento de Carga por Nome NetBIOS

Com este método, quando um cliente utiliza o nome NetBIOS para aceder a uma partilha de cluster, um dos servidores de computação responde aleatoriamente ao pedido, efectuando o balanceamento de carga da ligação entre todos os servidores de computação.

Balanceamento de Carga por DNS Round Robin

O DNS Round robin distribui a carga de ligação dos servidores de computação direccionando os pedidos para os servidores de computação de acordo com uma sequência de rotação. Com o DNS round robin, cada pedido é direccionado para um servidor de computação diferente, distribuindo toda a carga de ligação entre os servidores.

O Round robin pode ser configurado no servidor DNS no seu ambiente. Se não tiver um servidor DNS no seu ambiente, pode instalar o pacote DNS Server da Synology e configurar o registo de recurso DNS.

Para configurar o DNS round robin:

  1. Instale e configure o DNS Server de acordo com este tutorial.
  2. Vá para a página Zonas, seleccione uma zona master e clique em Editar > Registo de Recursos.
  3. Clique em Criar > Tipo A. Introduza um nome de anfitrião (por exemplo, se o nome do cluster e FQDN for [O Seu Nome de Anfitrião].[O Seu Nome de Domínio], o nome de anfitrião será cluster.synology.com) e introduza o endereço IP de um dos seus servidores de computação.
  4. Repita o passo acima até que todos os servidores de computação estejam incluídos no registo A. Tenha em atenção que o nome de anfitrião tem de ser idêntico para cada registo A dos servidores de computação.
  5. Aponte o computador para o servidor DNS configurado recentemente. Deverá ser possível aceder ao servidor CIFS em cluster utilizando o FQDN (por exemplo, cluster.synology.com).